ESPAÇOS ELITIZADOS DE MORADIA E CONSUMO: novas centralidades urbanas na região metropolitana de Belém–PA
Palavras-chave:
Espaços Elitizados de Moradia- Espaços de Consumo- Nova BelémResumo
Este artigo é produto de uma pesquisa sobre o surgimento de novas centralidades na Região Metropolitana de Belém, Estado do Pará. Seu recorte espacial se situa na Avenida Augusto Montenegro, via de 15 quilômetros de extensão, que é um importante eixo da expansão metropolitana, que passa a ser incorporada por empresas do setor imobiliário (construção de condomínios fechados) e do terciário (alocação de comércio e serviço), com expressividade local, nacional e global, isso nos últimos 10 anos. Tornou-se um local de direcionamentos na Metrópole. A pesquisa é pertinente por observar que o processo histórico de ocupação da via, antes destino dos pobres e segregados, agora está sendo produzida às classes altas, para isso foi idealizada como a “Nova Belém”. Portanto, fortes alterações podem ser percebidas na configuração do urbano, quando se leva em consideração que a centralidade é uma expressão da coesão das atividades terciárias, associadas ao processo de descentralização e de centralização.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-01-18
Como Citar
MENDES, L. S.; OLIVEIRA, J. M. G. C. DE. ESPAÇOS ELITIZADOS DE MORADIA E CONSUMO: novas centralidades urbanas na região metropolitana de Belém–PA. Ensaios de Geografia, v. 4, n. 7, p. 26-49, 18 jan. 2016.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2019 Ensaios de Geografia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Atribuição CC BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.