OS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DO ESPAÇO E A GEOGRAFIA ESCOLAR

Autores

  • Leonardo Ferreira Farias da Cunha Universidade de Brasília / Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Cristina Maria Costa Leite Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v6i11.40945

Resumo

O objetivo geral desta investigação foi analisar a abordagem que professores de Geografia do Ensino Médio, em escolas públicas de Taguatinga, no Distrito Federal, deram aos componentes físico-naturais e aos conteúdos a eles relacionados. Trata-se de uma investigação qualitativa que usou, como instrumentos de produção das informações empíricas, entrevistas semiestruturadas, exercícios de problematização, assim como análises dos planos de ensino. Os resultados revelaram que os componentes físico-naturais, de modo geral, são abordados de forma descritiva, informativa e fragmentária; falta clareza conceitual no tratamento dos temas e dos conteúdos que envolvam os componentes físico-naturais e uma abordagem geográfica desses componentes e, por fim, a formação inicial e continuada dos professores tem um efeito decisivo em sua prática pedagógica, principalmente no que se refere à (re)construção didático-pedagógica desses conteúdos, afetando, destarte, a qualidade profissional docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Ferreira Farias da Cunha, Universidade de Brasília / Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Doutorando em Geografia pela Universidade de Brasília e professor da Carreria do Magistério Público do Distrito Federal.

Cristina Maria Costa Leite, Universidade de Brasília

Geógrafa, Doutora em Educação, com Mestrado em Gestão Ambiental e Especialização em Gestão do Território e Sensoriamento Remoto. Professora efetiva da Universidade de Brasília, com atuação na Graduação em Pedagogia e na Pós-Graduação em Geografia, no processo de formação de professores na área de Geografia, bem como na análise das questões referentes ao ensino/aprendizagem desse campo disciplinar, nas modalidades presencial e à distância.

Downloads

Publicado

2021-01-12

Como Citar

CUNHA, L. F. F. DA; LEITE, C. M. C. OS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DO ESPAÇO E A GEOGRAFIA ESCOLAR. Ensaios de Geografia, v. 6, n. 11, p. 32-54, 12 jan. 2021.

Edição

Seção

Artigos