VIOLÊNCIA E EDUCAÇÃO EM ANGRA DOS REIS/RJ

números, dispersão geográfica e impactos

Autores

  • Ana Luiza Guigues Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v7i13.42333

Palavras-chave:

violência, escola, Angra dos Reis, tráfico de drogas

Resumo

O presente artigo visa abordar o aumento da violência urbana no município de Angra dos Reis/RJ, além de sua dispersão geográfica pelos bairros da cidade e os impactos da mesma na educação do município. Nesse sentido, a violência aqui abordada será aquela referente ao tráfico de drogas e às formas de crime que dele decorrem, uma vez que tal fenômeno, nos últimos dez anos, apresentou um forte crescimento na região e se mostra como a maior expressão de violência na cidade em detrimento de outras. O fenômeno, no entanto, não se expressa de maneira uniforme na geografia da cidade, bem como seus impactos nas escolas do município e no cotidiano dos moradores.  Nesse contexto, através de consultas à, principalmente, dados estatísticos disponíveis no Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro e à pesquisa do Projeto de Extensão do IEAR/UFF DIAGNÓSTICO DE SEGURANÇA PÚBLICA E SOCIAL DO MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS, pôde-se comprovar essa desigual distribuição geográfica dos crimes, concentrados majoritariamente em áreas mais pobres da cidade e assim, atingido com maior intensidade as escolas e cidadãos localizados no entorno destas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luiza Guigues, Universidade Federal Fluminense

Graduanda em Geografia pela UFF.

Referências

A VOZ DA CIDADE. Professores do Bracuhy disputam atenção com o tráfico e são alvo de ameaças. A Voz da Cidade. Angra dos Reis, 4 set. 2018. Disponível em: <https://avozdacidade.com/wp/professores-do-bracui-disputam-atencao-com-o-trafico-e-sao-alvos-de-ameacas/>. Acesso em: 25 nov. 2019.

CHETRY, M.; VIEIRA, L. Atlas de Angra dos Reis - Aspectos gerais. Angra dos Reis: Universidade Federal Fluminense, 2018.

ISP Dados Abertos: Visualização. Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: <http://www.ispvisualizacao.rj.gov.br/index.html>. Acesso em: 19 nov. 2019.

MONTEIRO, F. D. et al (org.). Diagnóstico de Segurança Pública e Social do Município de Angra dos Reis. Angra dos Reis: Universidade Federal Fluminense, 2018.

Observa Angra: Segurança Pública. Angra dos Reis, 2019. Disponível em: <http://observa.angra.rj.gov.br/observatorioindicadores.asp?oi=7>. Acesso em: 19 nov. 2019.

O DIA. Aulas são suspensas e unidades de saúde ficam fechadas em Angra após intenso tiroteio. O Dia. Rio de Janeiro, p. 1-1. 10 maio 2019. Disponível em: <https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2019/05/5641189-aulas-sao-suspensas-e-unidades-de-saude-ficam-fechadas-em-angra-apos-intenso-tiroteio.html>. Acesso em: 25 nov. 2019.

REIS, M. de M. As Práticas Alfabetizadoras E As Classes Populares: Contextos, Relatos E Imagens. 2014. 53 f. Monografia (Especialização) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal Fluminense, Angra dos Reis, 2014.

RODRIGUES, A. et al (org.). Conjuntura Costa Verde: Relatório executivo. 2. ed. Angra dos Reis: Universidade Federal Fluminense, 2017.

SUHETT, L. S. M. Um debate geográfico sobre a relação escola-entorno na periferia. Giramundo, Rio de Janeiro, v. 6, n. 12, p. 53-64, jul. 2019.

TRIBUNA SUL FLUMINENSE. Aulas em escola são suspensas após confronto entre facções em Angra. Tribuna Sul Fluminense. Volta Redonda, 19 nov. 2019. Disponível em: <https://tribunasf.com.br/aulas-em-escola-sao-suspensas-apos-confronto-entre-faccoes-em-angra/>. Acesso em: 25 nov. 2019.

Downloads

Publicado

2021-05-01

Como Citar

GUIGUES, A. L. VIOLÊNCIA E EDUCAÇÃO EM ANGRA DOS REIS/RJ: números, dispersão geográfica e impactos. Ensaios de Geografia, v. 7, n. 13, p. 11-30, 1 maio 2021.