AGRICULTURA FAMILIAR E IDENTIDADE CULTURAL
um estudo teórico
DOI:
https://doi.org/10.22409/eg.v7i13.42651Palavras-chave:
agricultura familiar, identidade, culturaResumo
O presente artigo tem por objetivo mor evidenciar a influência que a prática da agricultura familiar exerce no processo de construção da identidade das pessoas que estão envolvidas na atividade. Para tal, buscamos, através de revisão de literatura, mostrar que a agricultura familiar – atividade que envolve produção, trabalho e família –, no seu início possuía um caráter mais voltado para a subsistência, com pequena produção e com o tempo foi incorporando novos significados. Como consequência desses novos significados, a identidade – elemento tido como dos mais complexos à estudar e chegar à uma afirmação concreta – dos agentes envolvidos na agricultura familiar foram colocadas em pé de transformações e/ou de ressignificações, visto que, a identidade é algo em constante construção e, leva muito em consideração a cultura – algo de muitas variações em todos os âmbitos – do meio em que estão inseridos.
Downloads
Referências
ABREU, F; FREITAS, A. Agricultura familiar no município de Pinheiro – MA: reflexões sobre os impactos ecológicos e o desenvolvimento local. Anais do XXI Encontro Nacional de Geografia Agrária. Uberlândia – MG, 15 à 19 de Outubro de 2012.
BRASIL. Lei N.º 11.326, de 24 de Julho de 2006. Estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Rurais. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Poder Executivo, Seção 1. 2006. Pág. 1.
CASTILHO, M; ARENHARDT, M; LE BOURLEGAT, C. Cultura e identidade: os desafios para o desenvolvimento local no assentamento Aroeira, Chapadão do Sul, MS. INTERAÇÕES, Campo Grande, v. 10, n. 2, jul/dez. 2009, p. 159 – 169.
COSTA, J; RIMKUS, L; REIDON, B. Agricultura Familiar, Tentativas e estratégias para assegurar um mercado e uma renda. Campinas, SP: Unicamp, 2008.
DELGADO, G; BERGAMASCO, S. M. P. P. (orgs.). Agricultura familiar brasileira: desafios e perspectivas de futuro. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2017.
FLORES, M. A identidade cultural do território como base de estratégias de desenvolvimento – uma visão do estado da arte. Territorios con identidad cultural. Contribuição para o Projeto Desenvolvimento Territorial Rural a partir de Serviços e Produtos com Identidade – RIMISP, mar. 2016. Disponível em: < https://static.fecam.net.br/uploads/28/arquivos/4069_FLORES_M_Identidade_Territorial_co mo_Base_as_Estrategias_Desenvolvimento.pdf>. Acesso em: 22 de abr. de 2020.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Agropecuário 2017. 2017. Disponível em: <https://censoagro2017.ibge.gov.br/templates/censo_agro/resultadosagro/pdf/agricultura_familiar.pdf>. Acesso em 27 de abr. de 2020.
LIMA, A; SILVA, E; IWATA, B. Agriculturas e agricultura familiar no Brasil: uma revisão de literatura. Revista Retratos de Assentamentos. V. 22, n. 01. 2019.
NAVES, L; MENDES, E. Os aspectos formadores da identidade dos agricultores familiares: a comunidade rural Olho d’água no município de Catalão (GO). Espaço em Revista. V. 16, n. 02. Set/Dez. 2014.
OLIVEIRA, E. Agricultura familiar e sua identidade cultural no espaço rural. Revista Ciências Humanas – Universidade de Taubaté (UNITAU) – Brasil – vol. 7 – n. 2. 2014.
PIRES, M. O cooperativismo agrícola como uma forma de neutralizar as desvantagens competitivas da agricultura familiar: em análise a Coopercaju. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de Setembro de 2010.
SANTOS, L. As identidades culturais: proposições conceituais e teóricas. Revista Rascunhos Culturais. Coxim – MS. V. 2, N.º 4. 2011.
SILVA, J. Agricultura Familiar e territorialidade: as comunidades Cruzeiro dos Martírios e Paulistas no município de Catalão (GO). Dissertação de Mestrado – Universidade Federal de Goiás. Catalão (GO). 2011.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Da Revista (Ensaios de Geografia) e do Autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Atribuição CC BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.