A RACIONALIDADE NEOLIBERAL E A PRECARIZAÇÃO DOS CORPOS

o agravamento em cenário pandêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v7i14.47196

Palavras-chave:

corpo, trabalho, covid-19

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar e problematizar a circulação de trabalhadores urbanos nas ruas em um cenário pandêmico – cenário em que o presidente, Jair Bolsonaro, em uma política genocida, cria condições para o avanço da Covid-19 no país, ao mesmo tempo em que nega o luto à população. A intenção dos autores é de discorrer acerca desses corpos que, em plena pandemia, são compelidos às ruas como única forma – embora contraditória – de garantir a reprodução de suas vidas. Para tal, nos apoiamos em uma pesquisa bibliográfica de autores provenientes de diferentes perspectivas teórico-metodológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victoria Oliva, Universidade Federal Fluminense

Licenciada e bacharelanda em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF - Niterói). É bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET-Geografia UFF), coordenado pelo professor Sérgio Nunes, onde participa do Núcleo de Etnografias Urbanas. Integrante do Núcleo de Estudos sobre Território, Ações Coletivas e Justiça (NETAJ-UFF), coordenado pelo professor Valter Cruz. Cursou Geografia e História em período de Mobilidade Internacional na Universidad de Jaén, Espanha (2020.1).

Mariana Costa, Universidade Federal Fluminense

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada em Geografia também pela UFF.

Vicente Brêtas, Universidade Federal Fluminense

Graduando em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (bacharel). É membro do ObservaCentro, núcleo do Grupo de Estudos Cidade, Espaço e Lugar (GECEL), onde desenvolve pesquisas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), financiado pelo CNPq. Atuou em estágio acadêmico junto ao Urbánní a Regionální Laboratoř (URRLab), no Departamento de Geografia Social e Desenvolvimento Regional da Charles University, na República Tcheca, auxiliando em pesquisas relacionadas ao desenvolvimento urbano pós-socialista. Tem interesse pelos campos da Geografia Urbana e do Planejamento Territorial, com foco em dinâmicas pós-industriais, grandes projetos urbanos e áreas centrais.

Victor Hennig, Universidade Federal Fluminense

Graduando em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF - Niterói). É integrante do Núcleo de Pesquisa Sobre Pactos Político-Territoriais e Desenvolvimento (NUPACT), coordenado pelos professor Daniel Sanfelici e Juliana Nunes.

Referências

AGAMBEN, G. O que resta de Auschwitz. São Paulo: Boitempo, 2008.

ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.

ANTUNES, R. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.

BRUM, E. Enterro de pobre. In: BRUM, E. A vida que ninguém vê. Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2006, pp. 36-39.

BRUM, E. Os humanos que o vírus descobriu no Brasil. El País, 16 de setembro de 2020. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/opiniao/2020-09-16/os-humanos-que-o-virus-descobriu-no-brasil.html?event=fa&o=cerrbr>. Acesso em: 21 set. 2020.

BUTLER, J. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

CRUZ HERNÁNDEZ, D. T. Una mirada muy otra a los territorios-cuerpos femeninos. Solar, vol. 12, n. 1, p.35-46, 2016.

FEDERICI, S. Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante, 2017.

FOUCAULT, M. Nascimento da Biopolítica: curso dado no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008.

GAGO, V. A potência feminista, ou o desejo de transformar tudo; tradução de Igor Peres. São Paulo: Elefante, 2020

GALO, P. L. Entregadores antifascistas: os trabalhadores de aplicativo se organizaram e prometem abalar as estruturas neoliberais. [Entrevista concedida a] MONTERASTELLI, A. e SERAFINI, M. Carta Maior, 2020. Disponível em <https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Antifascismo/Entregadores-antifascistas-os-trabalhadores-de-aplicativo-se-organizaram-e-prometem-abalar-as-estruturas-neoliberais-/47/47959>. Acesso em: 21 set. 2020.

LOREY, I. Estado de inseguridad. Gobernar la precariedad. Madrid: Traficantes de Sueños, 2018.

MARICATO, H. Metrópole na periferia do capitalismo: ilegalidade, desigualdade e violência. São Paulo: Hucitec, 1996.

MASSEY, D. For Space. London: Sage, 2005, pp. 147-195.

MBEMBE, A. Necropolítica. Melusina, Tenerife, 2011.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder e classificação social. In: B.S. Santos; M. Meneses (eds.) Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.

ULLOA, A. Feminismos territoriais na América Latina: defesas da vida à frente dos extrativismos. Nómadas [online], n. 45, pp. 123-139, 2016.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

FERREIRA OLIVA, V.; COVAS COSTA, M.; BRÊTAS GOMES DOS SANTOS, V.; MONTEIRO DA SILVA HENNIG, V. . A RACIONALIDADE NEOLIBERAL E A PRECARIZAÇÃO DOS CORPOS: o agravamento em cenário pandêmico. Ensaios de Geografia, v. 7, n. 14, p. 227-239, 31 ago. 2021.