A GEOGRAFIA DAS REDES DE SUPERMERCADO

considerações sobre o Norte de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v7i14.48867

Palavras-chave:

comércio, espaço urbano, empreendimentos

Resumo

Nas cidades médias e pequenas a atração de novos empreendimentos econômicos ligados ao consumo, como os supermercados, potencializam a compreensão da produção do espaço urbano na contemporaneidade. Torna-se importante analisar as decisões locacionais desses empreendimentos e as transformações espaciais que eles acarretam. Nessa perspectiva, o presente artigo tem por objetivo refletir sobre a instalação de supermercados, integrantes de redes reconhecidas em nível estadual ou nacional, no Norte de Minas Gerais. Para tanto, utilizou-se uma metodologia baseada em análise bibliográfica sobre a dinâmica urbana-regional e a estratégia locacional; pesquisa de dados secundários em sites das redes de supermercados; uso do Google Earth para identificar os estabelecimentos e; elaboração de mapas. Como resultado, verificou-se que esses supermercados ao se instalarem em determinado local buscam atrair consumidores intra e interurbanos, promovendo maior conexão entre municípios.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

OLIVEIRA, L. C. B.; PEREIRA , . A. M. . A GEOGRAFIA DAS REDES DE SUPERMERCADO: considerações sobre o Norte de Minas Gerais. Ensaios de Geografia, v. 7, n. 14, p. 52-78, 31 ago. 2021.