A GEOGRAFIA DAS REDES DE SUPERMERCADO
considerações sobre o Norte de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.22409/eg.v7i14.48867Palavras-chave:
comércio, espaço urbano, empreendimentosResumo
Nas cidades médias e pequenas a atração de novos empreendimentos econômicos ligados ao consumo, como os supermercados, potencializam a compreensão da produção do espaço urbano na contemporaneidade. Torna-se importante analisar as decisões locacionais desses empreendimentos e as transformações espaciais que eles acarretam. Nessa perspectiva, o presente artigo tem por objetivo refletir sobre a instalação de supermercados, integrantes de redes reconhecidas em nível estadual ou nacional, no Norte de Minas Gerais. Para tanto, utilizou-se uma metodologia baseada em análise bibliográfica sobre a dinâmica urbana-regional e a estratégia locacional; pesquisa de dados secundários em sites das redes de supermercados; uso do Google Earth para identificar os estabelecimentos e; elaboração de mapas. Como resultado, verificou-se que esses supermercados ao se instalarem em determinado local buscam atrair consumidores intra e interurbanos, promovendo maior conexão entre municípios.
Downloads
Referências
ALVES, L. A. Reestruturação urbana e criação de novas centralidades: considerações sobre os shoppings centers. Caminhos de Geografia, Uberlândia v. 12, n. 37 mar., 2011 p. 171 – 184. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16395>. Acesso em: 20 jun. 2020.
AMORIM FILHO, O. B.; ABREU, J. F. Ciudades intermédias y tecnópoles em Minas Gerais. – Brasil. Tiempo y Espacio, v. 8, n. 9-10, p. 23-32, Chillan, U. del Bío-Bío, 2000.
AMORIM FILHO, O. B.; BUENO, M. E. T.; ABREU, J. F. Cidades de porte médio e o programa de ações sócio-educativo-culturais para as populações carentes do meio urbano em Minas Gerais. Boletim de Geografia Teorética, Rio Claro, v. 2, n. 23-24, p. 33-46, 1982.
ARRUDA, M. A.; AMORIM FILHO, O. B. Os sistemas urbanos. In: BDMG. Minas Gerais no século XXI. Belo Horizonte: Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, Rona Editora, 2002.
ASSOCIAÇÃO MINEIRA DOS MUNICÍPIOS - AMM. Caracterização econômica das regiões de planejamento. Portal AMM, 2014. Disponível em: <https://portalamm.org.br/caracterizacao-economica-das-regioes-de-planejamento/>. Acesso em: 21 nov. 2020.
BRETAS. Sobre nós. Bretas Cencosud. Disponível em: <https://www.bretas.com.br/sobre-nos/> Acesso em: 21 de novembro de 2020.
CARLOS, A. F. A. A cidade. São Paulo: Contexto, 1992.
CARLOS, A. F. A. O espaço urbano: novos escritos sobre a cidade. São Paulo: FFLCH, 2007, 123p. Disponível em: <http://gesp.fflch.usp.br/sites/gesp.fflch.usp.br/files/Espaco_urbano.pdf.> Acesso em: 08 abr. 2020.
CARLOS, A. F. A. Para pensar a cidade e o urbano. In: SERPA, Ângelo; CARLOS, A. F. A. (Org.). Geografia urbana: desafios teóricos contemporâneos. UFBA, Salvador, 2018.
CARVALHO, A. R. P. de. A descentralização da atividade varejista na cidade de Montes Claros. 2007, 96 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Disponível em: <http://livros01.livrosgratis.com.br/cp098952.pdf>. Acesso em: 27 jan. 2021.
CLEPS, G. D. G. O comércio e a cidade: novas territorialidades urbanas. Revista Sociedade & Natureza, Uberlândia, Vol. 16, nº 30, 117 – 132 p. 2004. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9183> Acesso em: 09 jul. 2020.
CLEPS, G. D. G. Estratégias de reprodução do capital e as novas espacialidades urbanas: o comércio de auto-serviço em Uberlândia (MG). Tese (Doutorado em Organização do Espaço), 2005, 317 f. UNESP, Rio Claro, 2005. Disponível em:<https://repositorio.unesp.br/handle/11449/104335.>. Acesso em: 12 jul. 2020.
CLEPS, G. D. G; SILVA, J. P. G. da. A dinâmica recente do comércio de auto-serviço em Uberlândia (MG) e a expansão das lojas de vizinhança. Horizonte Científico. v. 3, n. 1, p. 1 - 30, 2009. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4298> Acesso em: 04 ago. 2020.
CORDEIRO SUPERMERCADOS. Quem somos. Cordeiro Supermercados. Disponível em: <https://supercordeiro.com.br/quem-somos/> Acesso em: 08 abr. 2020
FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS -FIEMG. Perspectivas de desenvolvimento socioeconômico do Norte de Minas. 2017. Disponível em: <https://www7.fiemg.com.br/Cms_Data/Contents/central/Media/Documentos/Biblioteca/PDFs/SDI/2017/Caderno-Perspectivas-de-Desenvolvimento-Socioeconomico-no-Norte-de-Minas-.pdf > Acesso em: 17 jan. 2020.
FONSECA, A. Crescer e ajudar. Revista Gôndola, ago.2020a, p. 26 - 39. AMIS.
FONSECA, A. Mineiras continuam em ascensão. Revista Gôndola, jul. 2020b, p. 52 - 80. AMIS.
FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO-FJP. Informações territoriais - A situação da região geográfica intermediária de Montes Claros segundo o Índice Mineiro de Responsabilidade Social – IMRS. Fundação João Pinheiro – FJP. v. 2, n. 2, março, 2020. Disponível em: <http://novosite.fjp.mg.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/Inf_NIT_InfTerrit_02_2020.pdf> Acesso em: 12 jul. 2020.
GÔNDOLA. O Oscar dos supermercados mineiros. Revista GÔNDOLA, Jan-Fev., 2019, p. 20 - 48, AMIS.
________. Supermercados BH chega a 8 lojas em Montes Claros. Revista Gôndola, set., 2020, AMIS.
HARVEY, D. A produção capitalista do espaço. São Paulo, 1ª Edição, Annablume, 2005.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). População residente, por sexo e situação do domicílio (1991 – 2010). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -IBGE, 2010. Disponível em: <https://sidra.ibge.gov.br/tabela/202#resultado> Acesso em: 12 jan. 2021.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Anual do Comércio 2018.Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, 2018. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/55/pac_2018_v30_informativo.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2021.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Base Cartográfica. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -IBGE, 2017. Disponível em:<https://www.ibge.gov.br/geociencias/cartas-e-mapas/mapas-regionais/10861-mapas-regionais.html?=&t=sobre> Acesso em: 20 set. 2020.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Regiões de Influência das Cidades – REGIC 2018. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101728.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2021.
LOPES, M. de L. O comércio varejista em Uberlândia (MG) e sua atuação como agente modificador do espaço urbano: as estratégias da rede Bretas de supermercados. 2012, Uberlândia. Dissertação (Mestrando em Geografia e Gestão do Território), Universidade Federal de Uberlândia. Disponível em: <https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16139/1/d.pdf> Acesso em: 20 set. 2020.
MART MINAS. Quem somos. Mart Minas atacado e vareo. Disponível em: <https://martminas.com.br/quem-somos> Acessado em: 22 ago. 2020.
MOURA, A. A. P. Montes Claros sob os olhos da arquitetura – Inserção da obra de Antônio Augusto Barbosa Moura. Revista Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros, Vol. II, 2008. Disponível em: <https://www.ihgmc.art.br/revista_volume2.htm>. Acesso em: 27 jan. 2021.
NUNES FILHO, R. Um grupo de R$ 233,00 bilhões. SUPERHIPER, maio, 2020, p. 40 - 61. Disponível em: <http://superhiper.abras.com.br/pdf/259.pdf.>. Acesso em: 04 ago. 2020.
PEREIRA, A. M. Cidade média e região: o significado de Montes Claros no Norte de Minas Gerais. Tese (Programa de Pós-Graduação em Geografia). – Universidade Federal de Uberlândia, 2007. Disponível em: <https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/15921/1/Anete.pdf>. Acesso em: 18 out. 2020.
PEREIRA, A. M; SOARES, B. R. Montes Claros e sua região: novas espacialidades, velhos problemas. Anais do X Encontro de Geógrafos da América Latina – 20 a 26 de março de 2005 – Universidade de São Paulo. Disponível em: <http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal10/Geografiasocioeconomica/Geografiaregional/23.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2021.
PEREIRA, F. M.; LEMOS, M. B. Cidades médias: uma visão nacional e regional. In: Seminário Sobre Economia Mineira, 11, 2004, Diamantina. Anais... Diamantina: 24 a 27 ago. 2004. Disponível em:
PEREIRA, N. J; SOUZA, K. R. de. Pobreza no estado de Minas Gerais: uma análise da região Norte. Revista Iniciativa Econômica, Araraquara, v. 4 n. 2, julho/dezembro 2018. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/iniciativa/article/download/11787/9105/41885>. Acesso em: 21 nov. 2020.
PINTAUDI, S. M. Os supermercados na grande São Paulo – Contribuição ao estudo da transformação do comércio varejista de gêneros alimentícios nas grandes metrópoles. São Paulo: USP, 1981, 105p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – FFLCH – USP, 1981. Disponível em: <https://repositorio.usp.br/item/000710974>. Acesso em: 04 ago. 2020.
SALGUEIRO, T. B. Novas Formas do Comércio. Revista Finisterra, Lisboa, n. 24, v.48, 1989, 97 p. Disponível em: <https://revistas.rcaap.pt/finisterra/article/view/1944>. Acesso em: 04 ago. 2020.
SECCHI, B. Primeira lição de urbanismo. São Paulo: Perspectiva. Coleção Debates, 2006.
SILVA; C. H. C. da. Estudos sobre o comércio e o consumo na perspectiva da geografia urbana. Geosul, Florianópolis, v. 29, n. 58, p 149-178, jul./dez. 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/geosul/article/view/26590.>. Acesso em: 10 abr. 2020.
SMART SUPERMERCADOS. Quem Somos. Smart Supermercados. Disponível em: <https://smartsupermercados.com/quem-somos/>. Acesso em: 20 jan. 2021.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE VAREJO E CONSUMO -SBVC. 300 Maiores Empresas Varejo Brasileiro. Revista Ranking, 2017. Disponível em:<http://sbvc.com.br/release-ranking-300-maiores-empresas-do-varejo-brasileiro-sbvc-2020/>. Acesso em: 12 jan. 2021
SPOSITO, E. S. Reestruturação produtiva e reestruturação urbana no estado de São Paulo. IX Coloquio Internacional de Geocrítica Los Problemas Del Mundo Actual. Soluciones Y Alternativas Desde La Geografía Y Las Ciencias Sociales, Porto Alegre, 28 de mayo - 1 de junio de 2007. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em:<http://www.ub.edu/geocrit/9porto/eliseu.htm>. Acesso em: 21 abr. 2020.
SPOSITO, E. S. Rede urbana e eixos de desenvolvimento: dinâmica territorial e localização da indústria e do emprego no estado de São Paulo. In: SPOSITO, E. S. (org). Medidas antidumping e política doméstica: o caso da citricultura estadunidense [online]. São Paulo: Editora UNESP, 2015, pp. 368-404. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/6y9nc/pdf/sposito-9788568334669-12.pdf>. Acesso em: 21 abr. 2020.
SUPERMERCADOS BH. Institucional. Supermercados BH. Disponível em: <https://www.supermercadosbh.com.br/institucional/>. Acesso em: 21 nov. 2020
VILLEFORT. Nossa História. Villefort Atacado e Varejo. Disponível em: <http://www.villefort.com.br/o-villefort>. Acesso em: 01 set. 2020.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Da Revista (Ensaios de Geografia) e do Autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Atribuição CC BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.