UMA ANÁLISE CRÍTICO-REFLEXIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA PÚBLICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v7i14.49449

Palavras-chave:

Geografia escolar, Livro didático, Docência, Educação ambiental

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o ensino de educação ambiental do livro didático do ensino fundamental de uma escola pública do/no estado do Ceará. Entendemos que a educação ambiental é um dos instrumentos essenciais para a construção de dispositivos de combate aos conflitos socioambientais que penalizam as populações tradicionais por preservar a natureza. Para tanto, utilizou-se a pesquisa de natureza qualitativa e o estudo exploratório como procedimento metodológico. Nota-se a necessidade de construirmos um ensino que sensibilize os estudantes para o desenvolvimento de atitudes que estejam comprometidas com a preservação da natureza ao passo que compreendem o seu papel ecológico.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

SOUSA JÚNIOR, A. R. DE. UMA ANÁLISE CRÍTICO-REFLEXIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA PÚBLICA. Ensaios de Geografia, v. 7, n. 14, p. 11-36, 31 ago. 2021.