UMA ANÁLISE CRÍTICO-REFLEXIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA PÚBLICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v7i14.49449

Palavras-chave:

Geografia escolar, Livro didático, Docência, Educação ambiental

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o ensino de educação ambiental do livro didático do ensino fundamental de uma escola pública do/no estado do Ceará. Entendemos que a educação ambiental é um dos instrumentos essenciais para a construção de dispositivos de combate aos conflitos socioambientais que penalizam as populações tradicionais por preservar a natureza. Para tanto, utilizou-se a pesquisa de natureza qualitativa e o estudo exploratório como procedimento metodológico. Nota-se a necessidade de construirmos um ensino que sensibilize os estudantes para o desenvolvimento de atitudes que estejam comprometidas com a preservação da natureza ao passo que compreendem o seu papel ecológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABONDANZA V. M. Quem escreve o livro didático de geografia? Revista Brasileira De Educação Em Geografia, v. 10, n. 19, Jan-jun. 2020, p. 461-474.

APOLINÁRIO, F. Metodologia da ciência: Filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Cegage Learning, 2012.

ARRAIS, A. A. M; BIZERRIL, M. X. A. A Educação Ambiental Crítica e o pensamento freireano: tecendo possibilidades de enfrentamento e resistência frente ao retrocesso estabelecido no contexto brasileiro. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, v. 37, n. 1, Jan-abr. 2020, p. 145-165.

BARBOSA, G; OLIVEIRA, C. T. Educação Ambiental na Base Nacional Comum Curricular. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, v. 37, n. 1, Jan-abr. 2020. p. 323-335.

BRASIL. Lei Federal nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispões sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2. out. 1981. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L6938compilada.htm>

BRASIL. Lei n.º 9.775, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>. Acesso em: 22 nov. 2020.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2020.

CASTROGIOVANNI, A. C; GOULART, L. B. A questão do livro didático em geografia: elementos para uma análise. Boletim Gaúcho de Geografia, v. 16, n. 1, Jan-Dez 1988. p. 17-20.

CAVALCANTI, L. S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas, SP: Papirus, 2010.

FARIAS, I. M. S. Inovação, mudança e cultura docente. Brasília: Liber Livro, 2006.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UECE, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2003.

GADOTTI, M. Pedagogia da terra: Ecopedagogia e educação sustentável. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia da terra: ecopedagogia e educação sustentável. Buenos Aires: CLACSO, 2001, p. 80-91.

IBGE. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida de vida da população brasileira. Rio de Janeiro: IBGE, 2017.

INSTITUTO DE PESQUISA E ESTRATÉGIA ECONÔMICA DO CEARÁ - IPECE. As regiões de planejamento do Estado do Ceará. Textos para discussão. Fortaleza, n. 111, 2015: Disponível em: <http://www.ipece.ce.gov.br/textos_discussao/TD_111.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2020.

LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental transformadora. In: MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Diretoria de Educação Ambiental. Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília: MMA, 2004. cap. 6, p. 65-84. ISBN 85-87166-67-0.

LOUREIRO, C. F. B. Educar, participar e transformar em educação ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, n. 0, v. 1, Jan-dez. 2004. p. 13-21.

LOUREIRO, C. F. B.; CUNHA, C. C. Educação ambiental e gestão participativa de unidades de conservação. Revista Prâksis, v. 1, n. 1, Jan-jun. 2008, p. 35-42.

LOUREIRO, C. F. B; COSSIO, M. F. B. Educação ambiental crítica: desafios e possibilidades. In: MELLO, S. S.; TRAJBER, R. (Org.). Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola: considerações iniciais sobre os resultados do projeto “O que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental”. Brasília: Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental: UNESCO, 2007, p. 19-20.

PONTUSCHKA, N. N; PAGANELLI, T; CACETE, N.H. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2009.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

SOUSA JÚNIOR, A. R. DE. UMA ANÁLISE CRÍTICO-REFLEXIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA PÚBLICA. Ensaios de Geografia, v. 7, n. 14, p. 11-36, 31 ago. 2021.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)