A EDUCAÇÃO BRASILEIRA E O PENSAR GEOGRÁFICO

reflexões sobre o ensino de Geografia e o Novo Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v8i16.51370

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, BNCC, Novo Ensino Médio

Resumo

A educação brasileira passou por algumas mudanças nas últimas décadas, superando abordagens e práticas pedagógicas meramente conteudistas e descritivas para atuar como um importante instrumento de transformação social e formação cidadã. Em vista disso, o Estado passa a ver a educação como ferramenta imprescindível para a superação dos problemas sociais brasileiros.  Nesse contexto, a Geografia atuou de modo a colaborar na instrução dos alunos, auxiliando no desenvolvimento de uma melhor compreensão de mundo e na concepção de novos valores e de um senso crítico, contribuindo ativamente para o desenvolvimento da educação brasileira. Atualmente, sob os novos parâmetros propostos pela BNCC e instituídos através do Novo Ensino Médio, a Geografia é relegada a um outro patamar, sendo vista como apenas um componente das ciências humanas. Este artigo busca refletir sobre os caminhos que seguiram a educação brasileira e a geografia escolar, tratando das adversidades a serem superadas pela Geografia e seus professores.

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Biografia do Autor

Bruna Gabriele Oliveira Araújo, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Professora da Rede de educação privada

Antônio Viana, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE Professor da Rede de Ensino Básico do Ceará.

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Publicado

2022-05-02

Como Citar

ARAÚJO, B. G. O.; VIANA, A. K. B. A EDUCAÇÃO BRASILEIRA E O PENSAR GEOGRÁFICO: reflexões sobre o ensino de Geografia e o Novo Ensino Médio. Ensaios de Geografia, v. 8, n. 16, p. 14-31, 2 maio 2022.