A EDUCAÇÃO BRASILEIRA E O PENSAR GEOGRÁFICO
reflexões sobre o ensino de Geografia e o Novo Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.22409/eg.v8i16.51370Palavras-chave:
Ensino de Geografia, BNCC, Novo Ensino MédioResumo
A educação brasileira passou por algumas mudanças nas últimas décadas, superando abordagens e práticas pedagógicas meramente conteudistas e descritivas para atuar como um importante instrumento de transformação social e formação cidadã. Em vista disso, o Estado passa a ver a educação como ferramenta imprescindível para a superação dos problemas sociais brasileiros. Nesse contexto, a Geografia atuou de modo a colaborar na instrução dos alunos, auxiliando no desenvolvimento de uma melhor compreensão de mundo e na concepção de novos valores e de um senso crítico, contribuindo ativamente para o desenvolvimento da educação brasileira. Atualmente, sob os novos parâmetros propostos pela BNCC e instituídos através do Novo Ensino Médio, a Geografia é relegada a um outro patamar, sendo vista como apenas um componente das ciências humanas. Este artigo busca refletir sobre os caminhos que seguiram a educação brasileira e a geografia escolar, tratando das adversidades a serem superadas pela Geografia e seus professores.
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