GEOGRAFIA E ANTIRRACISMO NA EDUCAÇÃO

possibilidades no Ensino Fundamental a partir da BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v8i16.52276

Palavras-chave:

BNCC, Ensino de Geografia, Movimento Negro

Resumo

Este artigo propõe analisar autores que abordam em suas obras como a Geografia estuda e concebe a racialidade.  Nesse sentido, faz-se necessário compartilhar e enaltecer autores que já contribuem para caminhos antirracistas na Geografia. Analisando as Competências específicas de Geografia para o Ensino Fundamental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sugerem-se também direcionamentos para a instrumentalização de diretrizes que pautem práticas pedagógicas intencionadas ao antirracismo. 

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Biografia do Autor

Bruna Machado da Rocha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestranda em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Licenciada em Geografia. Graduanda em bacharel em Geografia. Atua como professora de Disciplinas Diversificadas (HGTM - História, Geografia, Turismo e Meio Ambiente de Magé, EHCAI - Ensino de História e Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena e CDR - Cidadania e Diversidade Religiosa) no Ensino Fundamental II na rede pública do Município de Magé. Atuou como monitora em educação ambiental no Projeto Niterói Jovem EcoSocial (2020-2021). Áreas de interesse: Ensino de Geografia, Geografia Antirracista, História e Cultura Afrobrasileira e Geografia do Rio de Janeiro.

 

Referências

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Publicado

2022-05-02

Como Citar

ROCHA, B. M. DA. GEOGRAFIA E ANTIRRACISMO NA EDUCAÇÃO: possibilidades no Ensino Fundamental a partir da BNCC . Ensaios de Geografia, v. 8, n. 16, p. 32-44, 2 maio 2022.