UM RELATO DA DOCÊNCIA
desafios e experiências no estágio supervisionado em Geografia
DOI:
https://doi.org/10.22409/eg.v9i20.53607Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Docência, Educação, Prática PedagógicaResumo
O presente artigo apresenta reflexões sobre a realidade do trabalho docente a partir de questões atuais vivenciadas por professores. Desta maneira, o objetivo é apresentar e refletir aspectos acerca de uma experiência formativa de pesquisa e prática pedagógica de estágio remoto emergencial enquanto processo de formação inicial de licenciandos. O artigo fundamenta-se nos pressupostos qualitativos de pesquisa em educação. Desta forma, foram abordados, por meio de um relato de experiência, tecido nas atividades de estágio supervisionado, alguns dos desafios enfrentados dentro da sala de aula e do cotidiano do trabalho docente, apontando como a sociedade contribui para a desvalorização da profissão. Há nesse sentido, uma via de mão dupla acerca das expectativas em relação à docência: de um lado, o professor que deve oferecer aulas de qualidade e priorizar uma séria formação para uma melhor atuação que preze pelo respeito à diversidade e à subjetividade; e do outro, se espera o reconhecimento social e valorização profissional, além de autonomia para melhor realizar suas atividades e ter seus direitos garantidos.
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