O MERCADO DA VILA RUBIM

a paisagem entre os discursos de valorização e desvalorização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v9i19.54403

Palavras-chave:

Mercado da Vila Rubim, Paisagem, Imaginários espaciais

Resumo

O presente trabalho realiza uma análise sobre os processos de atribuição de significados de valorização e desvalorização através da paisagem, especificamente no Mercado da Vila Rubim, em Vitória, Espírito Santo. Levamos em consideração o importante papel que a mídia desempenha na construção de discursos que se desdobram, possivelmente, em significações espaciais. Foram, então, levantadas uma série de notícias que embasaram a seleção de alguns eventos como processos marcantes de construção de um imaginário sobre o local, nos quais se identificam de forma notável, movimentos simultâneos de valorização e desvalorização da paisagem. Sendo assim, buscou-se discorrer sobre as motivações que embasaram a mobilização destes discursos que aparecem de forma, também, a justificar modificações efetivas na paisagem.

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Biografia do Autor

Kamilly Antunes de Assis, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Licenciada em Geografia e mestranda em Geografia da População pela Universidade Federal do Espirito Santo. Pesquisadora no projeto "Dinâmica demográfica famíliar e padrão migratório no Brasil: transformações desde os anos 1990" desenvolvido pelo Laboratório de análises geográficas, demográficas e da população (LAGEDEP).

Gabriela Leal Rios, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Graduação em andamento em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Integrante do Grupo de Pesquisa em Geografia, Espacialidades e Cotidiano (GESCOT), Ufes/CNPq. Realiza pesquisa nas áreas de Geografia Cultural, com ênfase à categoria da paisagem.

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Publicado

2022-12-20

Como Citar

ASSIS, K. A. DE; RIOS, G. L. O MERCADO DA VILA RUBIM: a paisagem entre os discursos de valorização e desvalorização. Ensaios de Geografia, v. 9, n. 19, p. 87-116, 20 dez. 2022.