“HOJE É DIA DE DESENHAR”

trabalhando Cartografia nas aulas remotas

Autores

Palavras-chave:

Desenho, Aula remota, Cartogafia, Geografia Escolar

Resumo

No ano letivo de 2021, com o objetivo de estimular o desenho nas aulas remotas de Geografia (devido à pandemia global de Covid-19) decidi participar com quatro turmas do 6º ano do Ensino Fundamental do “Concurso Cartografia para Crianças”. Nesse texto, apresento alguns desenhos produzidos por estudantes da educação básica durante as aulas de alfabetização cartográfica. A atividade trouxe novos olhares sobre a Cartografia escolar e levou os estudantes a perceberem que eles podem e devem ser protagonistas na elaboração de mapas.   

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Gomes da Silveira, Colégio Pedro II

Professora de Geografia do Colégio Pedro II (RJ). Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGG – UFRJ). Membro da Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica (Rede Brasilis). 

Referências

ALMEIDA, R. D. de. Do desenho ao mapa – iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC: Educação é a base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em 29 jan. 2023.

ERLING, N. CONCURSO CARTOGRAFIA PARA CRIANÇAS (PROJETO). Boletim de Geografia, p. 97-104, 6 out. 2009.

Mapa de Crianças. Concurso Cartografia para Crianças. Disponível em: <https://www.mapasdecriancas.com/>. Acesso em: 30 jan. 2023.

MARTINELLI, M. O ensino da cartografia temática. In: CASTELLAR, S. (Org.). Educação Geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 3º edição, p. 51-65, 2017.

PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2009.

Downloads

Publicado

2023-04-30

Como Citar

GOMES DA SILVEIRA, P. “HOJE É DIA DE DESENHAR”: trabalhando Cartografia nas aulas remotas. Ensaios de Geografia, v. 9, n. 20, p. 215-225, 30 abr. 2023.

Edição

Seção

Visualidades