EXPERIÊNCIAS DE CAPACITAÇÃO EM RECURSOS HÍDRICOS

Interfaces com o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 6 da Agenda 2030

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v10i21.57341

Palavras-chave:

Gestão participativa, Sustentabilidade hídrica, Educação Hídrica

Resumo

As iniciativas de capacitação em recursos hídricos são necessárias para superar os desafios de fortalecimento e alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) e da Agenda 2030. Esse artigo, de natureza qualitativa, tem como objetivo analisar alguns dos principais debates relacionados à capacitação em matéria de recursos hídricos a partir de experiências realizadas em distintas regiões do mundo, a fim de identificar os resultados e limites encontrados por esses estudos de caso. Para tanto, foi realizada a revisão sistemática da literatura e a partir dela, uma reflexão crítica. Apesar da capacitação não ser considerada uma solução definitiva para a gestão da água, esta é fundamental para a garantia da democratização da gestão hídrica e para a sustentação dos processos de tomada de decisão. Conclui-se que, tal como exposto pelo ODS-6 e pelas metas 6.a e 6.b, iniciativas de capacitação relacionadas à água são necessárias para melhorar a gestão sustentável da água para todos, considerando seus múltiplos usos e os diversos atores envolvidos no processo.

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Biografia do Autor

Mayara Pecora de Araujo Vieira, Universidade de São Paulo (USP)

Graduando Geografia pela Universidade de São Paulo (USP) e membro do Grupo de Pesquisa "Geografia Política e Meio Ambiente" da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

Flavia Darre Barbosa, Universidade de São Paulo (USP)

Possui Graduação em Ciências Sociais e Graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), especialização em Geografia Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e mestrado em Geografia, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). É Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/PPGCAm). Pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Geografia Política e Meio Ambiente (GEOPO/FFLCH/USP).

Isabela Battistello Espindola, International Water Association (IWA)

Bacharel em Relações Internacionais e Economia pela Faculdade de Campinas (FACAMP), mestra em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, trabalha na International Water Association (IWA), em Londres. É membro das redes Water Youth Network, World Youth Parliament for Water, Organization for Women in Science for the Developing World (OWSD), Young Leaders of the Americas Initiative (YLAI), International Studies Association, United People Global, Latin American Studies Association, Climate Reality Leaders, WATERLAT/GOBACIT e da Rede de Pesquisadores em Geografia (Socio) Ambiental/RP-G(S)A.

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

VIEIRA, M. P. DE A. .; BARBOSA, F. D.; ESPINDOLA, I. B. . EXPERIÊNCIAS DE CAPACITAÇÃO EM RECURSOS HÍDRICOS: Interfaces com o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 6 da Agenda 2030. Ensaios de Geografia, v. 10, n. 21, p. 165-192, 31 ago. 2023.