O Movimento Camponês do/no Conteúdo Social Escolar
DOI:
https://doi.org/10.22409/eg.v12i24.60128Palavras-chave:
Conflito de classes, Movimentos sociais e Educação, Sociedade agráriaResumo
Este artigo objetiva delinear análises sobre a materialização das lutas e resistências dos sujeitos camponeses nos seus territórios de vida e trabalho, repercutindo o movimento dos seus conteúdos sociais articulados às especificidades das dinâmicas educacionais escolares de uma comunidade agrária do município de Anagé, no Centro-Sul baiano. O presente texto articula-se em três seções, sendo que na primeira discutimos sobre a produção territorial dos movimentos sociais do campo brasileiro, na segunda elucidamos a dimensão contributiva da educação na reprodução camponesa e, na terceira, discorremos sobre o movimento estabelecido entre os conteúdos sociais e escolares — dentre eles geográficos — de um rincão do campo anageense; nos fazendo considerar que torna-se central a atuação dos movimentos sociais e educacionais do campo em vista de ser mantida a reprodução das formas de sociabilidade expressas nas particularidades do campesinato.
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