O Movimento Camponês do/no Conteúdo Social Escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v12i24.60128

Palavras-chave:

Conflito de classes, Movimentos sociais e Educação, Sociedade agrária

Resumo

Este artigo objetiva delinear análises sobre a materialização das lutas e resistências dos sujeitos camponeses nos seus territórios de vida e trabalho, repercutindo o movimento dos seus conteúdos sociais articulados às especificidades das dinâmicas educacionais escolares de uma comunidade agrária do município de Anagé, no Centro-Sul baiano. O presente texto articula-se em três seções, sendo que na primeira discutimos sobre a produção territorial dos movimentos sociais do campo brasileiro, na segunda elucidamos a dimensão contributiva da educação na reprodução camponesa e, na terceira, discorremos sobre o movimento estabelecido entre os conteúdos sociais e escolares — dentre eles geográficos — de um rincão do campo anageense; nos fazendo considerar que torna-se central a atuação dos movimentos sociais e educacionais do campo em vista de ser mantida a reprodução das formas de sociabilidade expressas nas particularidades do campesinato.

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Biografia do Autor

Guilherme Matos de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Jânio Roberto Diniz dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Pleno do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Suzane Tosta Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora Plena do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

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Publicado

2024-06-01

Como Citar

OLIVEIRA, G. M. DE; SANTOS, J. R. D. DOS; SOUZA, S. T. O Movimento Camponês do/no Conteúdo Social Escolar. Ensaios de Geografia, v. 11, n. 24, p. e112402, 1 jun. 2024.