Geografia do Esporte, Paisagem e Turismo Esportivo no Rio de Janeiro a Partir das Corridas de Rua
DOI:
https://doi.org/10.22409/eg.v12i24.60913Palavras-chave:
Geografia do esporte, Corrida de rua, Paisagem, Turismo esportivoResumo
De acordo com especulações, o Brasil possuiria entre 400 mil e 4 milhões de corredores de rua amadores. Esse grupo esportivo, ao participarem de eventos fora de sua localidade, inicialmente baseados em uma premissa esportiva, tornam-se consumidores e, no limite, turistas. Nesse sentido, calcado sob a geografia esportiva, o presente artigo tem como objetivo discutir como a paisagem carioca é utilizada para promover o turismo esportivo de corridas de rua na cidade do Rio de Janeiro. Para esse intento, avaliamos 102 eventos dessa modalidade esportiva na cidade considerando sua distribuição no território carioca. Nossa análise apontou que os organizadores desses eventos, em articulação com os gestores públicos, se valem do apelo simbólico de elementos naturais presente na zona sul do Rio de Janeiro para agregar valor a seu produto e reforçar o city markenting e que, em virtude dessa estratégia, as corridas de rua na cidade apresentam elevado concentração na orla carioca.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, E. “Nunca Fui, Mas Me Disseram” – Geografias Imaginativas Sobre a Baixada Fluminense a Partir do olhar dos moradores da Zona Sul carioca. Revista Continentes (UFRRJ), ano 7, n. 12, 2018. pp. 70-100.
ALBUQUERQUE, E. O fenômeno do turismo à luz da geografia. In.: RIBEIRO M. A; FERNANDES, U. S. (orgs.). Geografia e turismo: reflexões interdisciplinares. Curitiba: Appris, 2019. pp. 49-58.
ALBUQUERQUE, R. C. Comportamento do consumidor de materiais esportivos para a prática da corrida de rua na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 2007. 106f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração). Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo, Pedro Leopoldo, 2007.
ALVES JUNIOR, N. As peculiaridades do Turismo Religioso e a Peregrinação: universo humano fundado no turismo. In: Caminhos da Fé. Fortaleza: SENAC, 2003.
BIESEK, A. S. Eventos esportivos: um potencializador de negócios – o caso da Meia Maratona das Cataratas em Foz do Iguaçu – Paraná. In: Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, 8, 2014, Anais... Foz do Iguaçu, PR, 2014, p. 1-21.
BRASIL, MINISTÉRIO DO TURISMO. Segmentação do Turismo e o Mercado. Brasília: Ministério do Turismo, 2010. Disponível em http://antigo.turismo.gov.br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/Marcos_Conceituais.pdf. Acesso em 26 de fevereiro de 2021.
CARLOS, A. F. A. O Lugar no/do Mundo. São Paulo: Hucitec, 1996.
CARTAXO, C. A. F. Amizade, corpo e consumo entre corredores de rua de assessorias esportivas na zona sul do Rio de Janeiro. 2012. 96 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia). Universidade Federal Fluminense, Nitéroi, 2012.
CASSEMIRO, R. F. A (re)produção capitalista no turismo: o processo de mercantilização da paisagem na (re)produção do espaço. In.: RIBEIRO M. A; FERNANDES, U. S. (orgs.). Geografia e turismo: reflexões interdisciplinares. Curitiba: Appris, 2019. pp. 185-196.
COSTA, A. P. Comportamento de consumo de corredores de rua: uma abordagem baseada na teoria da prática. 2016. 229f. Tese (Doutorado em ciências sociais). Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2016.
COSTA, L. C. N. Enoturismo e paisagem Cultural: a vitininicultura em nova proposta. Revista Rosa dos Ventos, jul/dez. 2010/V. 2, nº 1, pp. 112-124.
DIAS, C. Corrida de rua no país do futebol. Revista Recorde, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 1-32, jan./jun. 2017.
FERNANDES, U. Monumentos: a simbologia no olhar sobre a natureza monumental de Copacabana. In: FERNANDES, U.; RIBEIRO, M. A; ABRANCHES JUNIOR, N. (orgs). Velhos saberes, novas abordagens: a geografia à luz da contemporaneidade. Rio de Janeiro: Gramma, 2015, p. 75-92.
FOLHA DE VITÓRIA. Circuito do Aço: mercado de corrida de rua cresce e atrai cada vez mais pessoas. Folha de Vitória [on line]: Vitória, 2019. Disponível em https://www.folhavitoria.com.br/esportes/noticia/05/2019/mercado-de-corrida-de-rua-cresce-e-atrai-cada-vez-mais-pessoas. Acesso em 25 de fev. 2021.
GRAFIETTI, C. Corra! O barato da milionária indústria das corridas de rua. Infomoney [online]: São Paulo, 2019. Disponível em https://www.infomoney.com.br/colunistas/cesar-grafietti/corra-o-barato-da-milionaria-industria-das-corridas-de-rua/. Acesso em 27 de fev. 2021.
HARVEY, D. Condição Pós-Moderna. São Paulo: Edições Loyola, 2012.
IBGE. Diretoria de Pesquisas, coordenação de Trabalho e Rendimento, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2012-2019. Disponível em https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18319-cor-ou-raca. Acesso em 7 de março de 2021.
LOURENÇO, T. Onde estão os 4,5 milhões de corredores brasileiros? Revista Contra-relógio [online]: São Paulo, 2020. Acesso em 28 de fev. 2021. Disponível em https://contrarelogio.com.br/releitura/onde-estao-os-45-milhoes-de-corredores-brasileiros-2/.
MASCARENHAS, G. A geografia e os esportes: Uma pequena agenda e amplos horizontes. Conexões, v. 1, n. 2, pp. 47-61, 1999.
MESQUITA, E. Um Olhar Sócio-geográfico sobre o Turismo. In: Em Questão, Porto Alegre, V. 12, jun/dez 2006.
MUNIZ, C. Corridas de rua movimentam bilhões de reais e abrem caminho para novos negócios. Jornal Extra [online]: Rio de Janeiro, 2019. Disponível emhttps://extra.globo.com/economia/emprego/corridas-de-rua-movimentam-bilhoes-de-reais-abrem-caminho-para-novos-negocios-23566486.html. Acesso em 26 de fev. 2021
PALHARES, J.M; BENETTI, M. P; MAZZEI, L. C; BASTOS, F. C. Perfil e preferências de praticantes de corrida de rua: um estudo preliminar. Revista Mineira de Educação Física, v. 1 n. 1, p. 1664-1673, 2012.
PAROLIN, S. Custo-benefício. Gazeta do Povo [online]: Curitiba, 2011. Disponível em https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/folego/custo-beneficio. Acesso em 09 de março de 2021.
ROSA, A. L. Operários da bola: Um estudo sobre a relação dos trabalhadores com o futebol na cidade de Itajaí (SC) entre as décadas de 1920 a 1950. 2011. 195 f. Dissertação (Mestrado em História) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.
SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo: Edusp, 2012.
SEBRAE. Tendências do mercado de corridas de rua, 2019. Inteligência Setorial. Disponível em https://sebraeinteligenciasetorial.com.br/produtos/boletins-de-tendencia/tendencias-do-mercado-de-corridas-de-rua/5b5a1605d0a9751800f2af49. Acesso em 7 de março de 2021.
SOUZA, M. L. Os Conceitos Fundamentais da Pesquisa Sócio-espacial. 1 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
TICKET AGORA. Perfil do corredor brasileiro, 2019. Disponível em https://blog.ticketagora.com.br/infografico-o-perfil-dos-corredores-2019. Acesso em 7 de março de 2021.
TICKETSPORTS. Relação com marcas e hábitos de consumo, 2022. Disponível em https://materiais.ticketsports.com.br/pesquisa-habitos-de-consumo. Acesso em 4 de maio de 2023.
VAINER, C. Pátria, empresa e mercadoria. Notas sobre a estratégia discursiva do planejamento estratégico urbano. In: ARANTES, O.; VAINER, C.; MARICATO, E. A cidade do pensamento único. Desmanchando consensos. Petrópolis: Editora Vozes, 2000. p. 75-104.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Da Revista (Ensaios de Geografia) e do Autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Atribuição CC BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.