Geo-Grafias Ressoantes de um Homem Negro, Meu Pai

Autores

Resumo

O presente poema é resultado de reflexões e rememorações das minhas trajetórias familiares, em especial das histórias de vida que envolvem a figura do jovem negro, maranhense, garimpeiro, Edvaldo Pereira da Silva Mendes, meu pai (in memoriam), e os desdobramentos dessas vivências nas minhas experiências juvenis, no que tenho me tornado frente ao devir de sua precoce partida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Almeida Mendes, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Licenciada em Geografia (UFT), Especialista (Lato Sensu) em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (IFES) e Mestra em Geografia (IESA/UFG). Atualmente desenvolve pesquisa de doutorado em Geografia no Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (IG - Unicamp).

Referências

CIRQUEIRA, D. M. Entre o corpo e a teoria: a questão étnico-racial na obra e trajetória de Milton Santos. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais. Goiânia: UFG. 2010.

GUIMARÃES, G. F. Geo-grafias negras & Geografias negras. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [s. l.], v. 12, n. Ed. Especial, p. 292–311, 2020. Disponível em: https://abpnrevista.org.br/site/article/view/866. Acesso em: 2 jan. 2024.

SOUZA, L. F. Corpos negros femininos em movimento: trajetórias socioespaciais de professoras negras em escolas públicas. Dissertação de Mestrado. Instituto de Estudos Sócio-Ambientais. Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia, 2007.

Downloads

Publicado

2024-06-04

Como Citar

MENDES, R. A. Geo-Grafias Ressoantes de um Homem Negro, Meu Pai. Ensaios de Geografia, v. 11, n. 24, p. e112413, 4 jun. 2024.