Esquadrinhando a Paisagem Cinematográfica
uma análise da espacialidade produzida nos filmes
DOI:
https://doi.org/10.22409/eg.v11i24.62549Palavras-chave:
Geografia e cinema, Paisagem, Geografia culturalResumo
O cinema é uma das representações artísticas que mais vêm sendo estudadas na Geografia, principalmente enquanto um recurso didático. No entanto, muitas interpretações realizadas por geógrafos se centram na análise da narrativa, ou seja, de como a história do filme trabalha com temas de interesses geográficos. No presente artigo apresentaremos autores que fazem a análise geográfica do cinema incorporando um conjunto de noções que compõe a linguagem cinematográfica, expandindo assim a possibilidade interpretativa deste meio. A representação cinematográfica possui uma linguagem, ou seja, um rico conjunto de códigos e convenções que produz sentidos para além da narrativa. Portanto, entender o papel de elementos cinematográficos como enquadramento, ângulo e movimento de câmera, entre outros, são cruciais para compreender a produção da espacialidade fílmica. A paisagem, com suas acepções estéticas e representacionais, será tomada como um conceito mediador na aproximação entre Geografia e Cinema, entre a representação e a experiência do espaço.
Downloads
Referências
AITKEN, S. C; ZONN, L. E. “Re-apresentando o lugar Pastiche.” In: CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. (Orgs.). Cinema, música e espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009, p. 15-58.
ALVARENGA, A. L. A geografia criativa do cinema: o papel da montagem na construção dos espaços fílmicos. In: Espaço Aberto, PPGG/UFRJ, V. 1, N.2. 2011. p. 39-54.
AUMONT, J.; MARIE, M. Dicionário teórico e crítico de cinema. Campinas, SP: Papirus, 2006.
AZEVEDO, A. F. Geografia e cinema. In: CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. (Orgs.). Cinema, música e espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009, p. 95-127.
BARBOSA. J. L. “Paisagens Americanas: Imagens e Representações do Wilderness”. In: Espaço e Cultura. Rio de Janeiro, vol. V, 1998, p. 43-53.
CAMPOS, R. R. Cinema, Geografia e Sala de Aula. In: Estudos Geográficos, vol. IV, 2006, p. 1-22
CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. Cinema, música e espaço – uma introdução. In: CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. (Orgs.). Cinema, música e espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009.
COSGROVE, D. Observando la naturaleza: el paisaje y el sentido europeo de la vista. In: Boletín de la A.G.E. N.º 34 - 2002, p. 63-89.
COSTA, M. H. B. V. Geografia Cultural e Cinema: Práticas, Teorias e Métodos. In: CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. (Orgs.). Geografia: Temas sobre Cultura e Espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2005, p. 43-78.
GÁMIR ORUETA, A. La consideración del espacio geográfico y el paisaje em el cine. In: Scripta Nova. Vol XVI, nº 403, 1 de junio de 2012.
GÁMIR ORUETA, A.; VALDÉS, C. M. Cine y geografía: espacio geográfico, paisaje y territorio en las producciones cinematográficas. In: Boletín de la A.G.E. n.º 45, 2007. pp. 157-190.
GOMES, P. C. C. Quadros geográficos: uma forma de ver, uma forma de pensar. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil, 2017.
GOMES, P. C. C. O lugar do olhar: elementos para uma Geografia da visibilidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
GOMES, P. C. C.; RIBEIRO, L. P. A produção de imagens para a pesquisa em geografia. In: Espaço e Cultura (UERJ/NEPEC), nº 33, Rio de Janeiro. p. 27-42, 2013.
GOMES, P. C. C. Cenários para a Geografia: sobre a espacialidade das imagens e suas significações. In: CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. (Orgs). Espaço e cultura: Pluralidade Temática. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008, p. 187-209.
HOPKINS, J. Um mapeamento de lugares cinemáticos: ícones, ideologia e o poder da representação enganosa. In: CORRÊA, R. L..; ROSENDAHL, Z. (Orgs.). Cinema, música e espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, [1994] 2009. p. 59-94.
KENNEDY, C.; LUKINBEAL, C. Towards a holistic approach to geographic research on film. In: Progress in Human Geography, n. 21, 1997. p. 33-50.
KONSTANTARAKOS, M. (Ed.). Spaces in european cinema. Intellect Books: Exeter. 2000, p. 1-7.
LACOSTE, Y. Westerns et géopolitique. In: MOTTET, J. (ed.). Les Paysages du cinema. Seyssel: Champ Vallon, 1999, pp. 154-163.
LEFEBVRE, M. Landscape and film. New York: AFI, 2002
LUKINBEAL, C. Cinematic Landscapes. Journal of Cultural Geography v.23, n.1, 2005, p. 3-22.
MACIEL, C. A. A. Espaços públicos e geo-simbolismos na “cidade-estuário”: rios, pontes paisagens do Recife.In: Revista de Geografia. Recife: UFPE/DCG-NAPA, v.22, n.1, 2005, p. 12-20.
MAIA FILHO, P. P. P. Outsiders na caatinga: representações cinematográficas do semiárido nordestino através do “olhar estrangeiro”. In: Espaço e Cultura, p. 87-110, 2013.
MARTINS, I. M. A paisagem no cinema de Wim Wenders. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2014. 184 p.
NAME, L. Geografia pop: o cinema e o outro. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Ed. Apicuri, 2013. 192 p.
NOVAES, A. R. Uma geografia visual? Contribuições para o uso das imagens na difusão do conhecimento geográfico. In: Espaço e Cultura, n. 30, p. 6-18, 2011. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/espacoecultura/article/view/4949/3655>. Acesso em: 01 jul. 2019.
MORIN, K. M. Landscape: representing and interpreting the world. In: CLIFFORD, J. N.; HLLOWAY, S.; RICE, S. P.; VALENTINE, G. Key concepts in geography. SAGE Publications Ltd. 2009.
REALI, N. G. Cinema na universidade: possibilidades, diálogos e diferenças. Chapecó: Editora: Argos (UnoChapeco), 2007.
TURNER, G. Cinema como prática social. São Paulo: Summus, 1997.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Da Revista (Ensaios de Geografia) e do Autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Atribuição CC BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.