Nós na rua
contrastes e perspectivas
Palavras-chave:
Geografia, Visualidade, Subjetividade, CorpoResumo
Este ensaio reúne nove fotografias capturadas entre 2016 e 2023, em diferentes contextos espaciais – Estados Unidos, Brasil e Índia. Através da fotografia e de reflexões textuais, propõe-se uma análise sensível das relações entre sociedade e espaço, destacando contrastes e camadas invisíveis que compõem as realidades observadas. Inspirado pelo compromisso ético e político da geografia, o ensaio incorpora o olhar crítico como instrumento de investigação, buscando ampliar a compreensão dos fenômenos espaciais e suas implicações sociais. As imagens, tomadas ao longo da vida cotidiana e viagens, dialogam com abordagens teóricas e percepções subjetivas, enriquecidas por interações com os habitantes locais. O sentido da audição também é convidado a integrar a experiência, com a sugestão musical que inspirou o título do trabalho, evocando temas de esperança, justiça e conexão humana. Este ensaio busca, assim, não apenas observar, mas instigar reflexões críticas sobre os espaços que habitamos e a forma como os experienciamos.
Downloads
Referências
COSTA GOMES, P. C. da. O lugar do olhar: elementos para uma geografia da visibilidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
HAN, B-C. Sociedade do Cansaço. Tradução de Enio Paulo Giachini. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.
HOLLMAN, V.; LOIS, C. Geo-grafias. Imágenes e instrucción visual en la geografia escolar. Buenos Aires: Paidós.
PINTO, A. Eu na Rua. Trilha sonora do filme Nine Days. Estados Unidos: Sony Music Entertainment, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2oORHRQdUNU. Acesso em: 19 nov. 2024.
SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. 2. reimp. São Paulo: Edusp, 2006.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 32. ed. - Rio de Janeiro: Record, 2021.
TUAN, Y-F. Lugar: uma perspectiva experiencial. Geograficidade, v. 8, n. 1, p. 4-15, 2018.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Da Revista (Ensaios de Geografia) e do Autor

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Atribuição CC BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.