SOCIABILIDADES NAS FAIXAS DE DOMÍNIO FERROVIÁRIO DAS CIDADES DO TRIÂNGULO MINEIRO, MINAS GERAIS, BRASIL

Autores

Resumo

As fotografias que se apresenta compõem trabalhos de campo realizados com o objetivo de entender a dinâmica de apropriação social das faixas de domínio ferroviário nas cidades de Uberaba, Uberlândia e Araguari, localizadas na região do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil. Se para muitos habitantes tais espaços são excludentes, “sem dono”, sujeitas à deposição de lixo e entulho e à prática de ilicitudes, para outros é espaço acolhedor, onde é possível se divertir, onde cabe um pomar ou um quintal.

Não ignorar a vida cotidiana é o ponto de partida para decifrar as possibilidades de sociabilidade neste espaço público pouco compreendido, as faixas de domínio. Entender os modos de apropriação existentes e possíveis passa por entender as raízes e autenticidades dos habitantes. Interessa a categoria da interação social, conceito fundamental das ciências sociais.

São diversas as formas de interação, que aparecem em casos insignificantes, mas que, inseridos de forma abrangente, sustentam a sociedade. Os laços de tais interações são feitos e desfeitos, as heranças e tradições trazidas do campo se misturam com práticas tipicamente urbanas. O que fazem no tempo livre aqueles que habitam os espaços da borda da ferrovia? A análise de campo mostrou moradores com tempo e disposição para desfrutar de uma conversa, produzir alimento, descansar, brincar, interações densas de sociabilidade. Evidentemente, modalidades simples, sem o brilho e a sofisticação das últimas novidades da indústria do lazer.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucas Martins de Oliveira, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Universidade de São Paulo
    Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP, área de concentração Paisagem e Ambiente. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela FAUeD-UFU. 

Referências

CHAVES, G. V. de A. Avaliação do papel da faixa de domínio na redução de vibrações produzidas por trens em áreas urbanas. Dissertação de Mestrado em Engenharia Urbana – Centro de Tecnologia, UFPB, João Pessoa, 2008.

LOURENÇO, L. A. B. Das fronteiras do Império ao coração da República: o território do Triângulo Mineiro na transição para a formação socioespacial capitalista na segunda metade do século XIX. Tese de Doutorado em Geografia Humana - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP, São Paulo, 2010.

MAGNANI, J. G. C. Da periferia ao centro – trajetórias de pesquisa em Antropologia Urbana. São Paulo: Terceiro Nome, 2012.

Downloads

Publicado

22-12-2020

Edição

Seção

Visualidades

Como Citar

SOCIABILIDADES NAS FAIXAS DE DOMÍNIO FERROVIÁRIO DAS CIDADES DO TRIÂNGULO MINEIRO, MINAS GERAIS, BRASIL. Ensaios de Geografia, Niterói, Brasil, v. 6, n. 12, p. 127–130, 2020. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensaios_posgeo/article/view/41408. Acesso em: 5 dez. 2025.