MESCLANDO FRONTEIRAS NO MATO GROSSO DO SUL: CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES SOBRE O DEVIR DA MULTI/TRANSTERRITORIALIDADE “GAÚCHA”
Keywords:
território, multi/transterritorialidade, Dourados/MSAbstract
No mundo contemporâneo da intensificação do movimento e da aceleraçaõ das relações, buscamos compreender como a dimensão espacial está sendo transformada com a globalização, especialmente no tocante a construção/ interação de territórios/territorialidades através da reafirmaçaõ/recombinação identitária no trânsito espacial situados no interior dos processos de hibridização. O objetivo deste artigo é analisar prliminarmente, pelo viés do debate identitário, a mobilidade "gaúcha" para Dourados no Mato Grosso do Sul , a partir da década de 1970, e a relaçaõ tensa e conflitiva dos territórios/territorialidades de indígenas e paraguaios. Por meio de entrevistas reconstituímos, pelas fontes orais, as trajetorias espaciais e de vida dos sujeitos objetivando problematizar e demonstrar os ocultose manifestos conflitos e tensões resultantes de diferentes relações entre territórios/territorialidades, procurando apreender, nessa potencial "mescla territorial-cultural", o devir, pela mudança de comportamente, da multi/transterritorialidade.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-08-01
How to Cite
MONDARDO, M. MESCLANDO FRONTEIRAS NO MATO GROSSO DO SUL: CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES SOBRE O DEVIR DA MULTI/TRANSTERRITORIALIDADE “GAÚCHA”. Essays of Geography, v. 1, n. 1, p. 7-30, 1 Aug. 2012.
Issue
Section
Papers
License
CC BY Attribution. Others may distribute, remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially, provided they give the author and licensor the credits.