CEARÁ E PANDEMIA DE COVID-19: NOVOS (VELHOS) DESAFIOS DAS REDES DOS SERVIÇOS DE SAÚDE

Authors

  • Jefferson Santos Fernandes Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • José Borzacchiello da Silva Universidade Federal do Ceará (UFC) e Pontífícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)
  • Alexsandra Maria Vieira Muniz Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v5i9.42550

Abstract

A pandemia causada pela Covid-19 trouxe à tona importantes questões sobre a organização do espaço em redes. Neste trabalho, analisamos as redes dos serviços de saúde no estado do Ceará através de estudo bibliográfico, análise estatística e construção de mapas temáticos. O desequilíbrio da rede urbana cearense e a desigualdade socioespacial são fatores agravantes no combate à doença. O momento é de grave crise de saúde pública, econômica e social.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jefferson Santos Fernandes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará e  pesquisador da Rede Obsevatório das Metrópoles - Núcleo Fortaleza. Atua na área de Geografia Urbana.

José Borzacchiello da Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC) e Pontífícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e pesquisador da Rede Observatório das Metrópoles - Núcleo Fortaleza. Atua na área de Geografia Urbana.

Alexsandra Maria Vieira Muniz, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora Adjunta do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará e pesquisadora da Rede Observatório das Metrópoles - Núcleo Fortaleza. Atua na área de Geografia Urbana

Published

2020-05-29

How to Cite

FERNANDES, J. S.; SILVA, J. B. DA; MUNIZ, A. M. V. CEARÁ E PANDEMIA DE COVID-19: NOVOS (VELHOS) DESAFIOS DAS REDES DOS SERVIÇOS DE SAÚDE. Essays of Geography, v. 5, n. 9, p. 87-93, 29 May 2020.