THE GEOGRAPHY OF SUPERMARKET NETWORKS

considerations about the North of Minas Gerais

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v7i14.48867

Keywords:

comércio, espaço urbano, empreendimentos

Abstract

In medium and small cities, the attraction of new economic enterprises linked to consumption, such as supermarkets, enhance the understanding of the production of urban space in contemporary times. It is important to analyze the locational decisions of these projects and the spatial transformations they entail. From this perspective, this article aims to reflect on the installation of supermarkets, members of networks recognized at the state or national level, in the North of Minas Gerais. For that, a methodology based on bibliographical analysis on the urban-regional dynamics and the locational strategy was used; secondary data search on supermarket chain websites; use of Google Earth to identify establishments and; elaboration of maps. As a result, it was found that when these supermarkets are installed in a given location, they seek to attract intra- and long-distance consumers, promoting greater connection between municipalities.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALVES, L. A. Reestruturação urbana e criação de novas centralidades: considerações sobre os shoppings centers. Caminhos de Geografia, Uberlândia v. 12, n. 37 mar., 2011 p. 171 – 184. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16395>. Acesso em: 20 jun. 2020.

AMORIM FILHO, O. B.; ABREU, J. F. Ciudades intermédias y tecnópoles em Minas Gerais. – Brasil. Tiempo y Espacio, v. 8, n. 9-10, p. 23-32, Chillan, U. del Bío-Bío, 2000.

AMORIM FILHO, O. B.; BUENO, M. E. T.; ABREU, J. F. Cidades de porte médio e o programa de ações sócio-educativo-culturais para as populações carentes do meio urbano em Minas Gerais. Boletim de Geografia Teorética, Rio Claro, v. 2, n. 23-24, p. 33-46, 1982.

ARRUDA, M. A.; AMORIM FILHO, O. B. Os sistemas urbanos. In: BDMG. Minas Gerais no século XXI. Belo Horizonte: Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, Rona Editora, 2002.

ASSOCIAÇÃO MINEIRA DOS MUNICÍPIOS - AMM. Caracterização econômica das regiões de planejamento. Portal AMM, 2014. Disponível em: <https://portalamm.org.br/caracterizacao-economica-das-regioes-de-planejamento/>. Acesso em: 21 nov. 2020.

BRETAS. Sobre nós. Bretas Cencosud. Disponível em: <https://www.bretas.com.br/sobre-nos/> Acesso em: 21 de novembro de 2020.

CARLOS, A. F. A. A cidade. São Paulo: Contexto, 1992.

CARLOS, A. F. A. O espaço urbano: novos escritos sobre a cidade. São Paulo: FFLCH, 2007, 123p. Disponível em: <http://gesp.fflch.usp.br/sites/gesp.fflch.usp.br/files/Espaco_urbano.pdf.> Acesso em: 08 abr. 2020.

CARLOS, A. F. A. Para pensar a cidade e o urbano. In: SERPA, Ângelo; CARLOS, A. F. A. (Org.). Geografia urbana: desafios teóricos contemporâneos. UFBA, Salvador, 2018.

CARVALHO, A. R. P. de. A descentralização da atividade varejista na cidade de Montes Claros. 2007, 96 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Disponível em: <http://livros01.livrosgratis.com.br/cp098952.pdf>. Acesso em: 27 jan. 2021.

CLEPS, G. D. G. O comércio e a cidade: novas territorialidades urbanas. Revista Sociedade & Natureza, Uberlândia, Vol. 16, nº 30, 117 – 132 p. 2004. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9183> Acesso em: 09 jul. 2020.

CLEPS, G. D. G. Estratégias de reprodução do capital e as novas espacialidades urbanas: o comércio de auto-serviço em Uberlândia (MG). Tese (Doutorado em Organização do Espaço), 2005, 317 f. UNESP, Rio Claro, 2005. Disponível em:<https://repositorio.unesp.br/handle/11449/104335.>. Acesso em: 12 jul. 2020.

CLEPS, G. D. G; SILVA, J. P. G. da. A dinâmica recente do comércio de auto-serviço em Uberlândia (MG) e a expansão das lojas de vizinhança. Horizonte Científico. v. 3, n. 1, p. 1 - 30, 2009. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4298> Acesso em: 04 ago. 2020.

CORDEIRO SUPERMERCADOS. Quem somos. Cordeiro Supermercados. Disponível em: <https://supercordeiro.com.br/quem-somos/> Acesso em: 08 abr. 2020

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS -FIEMG. Perspectivas de desenvolvimento socioeconômico do Norte de Minas. 2017. Disponível em: <https://www7.fiemg.com.br/Cms_Data/Contents/central/Media/Documentos/Biblioteca/PDFs/SDI/2017/Caderno-Perspectivas-de-Desenvolvimento-Socioeconomico-no-Norte-de-Minas-.pdf > Acesso em: 17 jan. 2020.

FONSECA, A. Crescer e ajudar. Revista Gôndola, ago.2020a, p. 26 - 39. AMIS.

FONSECA, A. Mineiras continuam em ascensão. Revista Gôndola, jul. 2020b, p. 52 - 80. AMIS.

FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO-FJP. Informações territoriais - A situação da região geográfica intermediária de Montes Claros segundo o Índice Mineiro de Responsabilidade Social – IMRS. Fundação João Pinheiro – FJP. v. 2, n. 2, março, 2020. Disponível em: <http://novosite.fjp.mg.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/Inf_NIT_InfTerrit_02_2020.pdf> Acesso em: 12 jul. 2020.

GÔNDOLA. O Oscar dos supermercados mineiros. Revista GÔNDOLA, Jan-Fev., 2019, p. 20 - 48, AMIS.

________. Supermercados BH chega a 8 lojas em Montes Claros. Revista Gôndola, set., 2020, AMIS.

HARVEY, D. A produção capitalista do espaço. São Paulo, 1ª Edição, Annablume, 2005.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). População residente, por sexo e situação do domicílio (1991 – 2010). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -IBGE, 2010. Disponível em: <https://sidra.ibge.gov.br/tabela/202#resultado> Acesso em: 12 jan. 2021.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Anual do Comércio 2018.Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, 2018. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/55/pac_2018_v30_informativo.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2021.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Base Cartográfica. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -IBGE, 2017. Disponível em:<https://www.ibge.gov.br/geociencias/cartas-e-mapas/mapas-regionais/10861-mapas-regionais.html?=&t=sobre> Acesso em: 20 set. 2020.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Regiões de Influência das Cidades – REGIC 2018. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101728.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2021.

LOPES, M. de L. O comércio varejista em Uberlândia (MG) e sua atuação como agente modificador do espaço urbano: as estratégias da rede Bretas de supermercados. 2012, Uberlândia. Dissertação (Mestrando em Geografia e Gestão do Território), Universidade Federal de Uberlândia. Disponível em: <https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16139/1/d.pdf> Acesso em: 20 set. 2020.

MART MINAS. Quem somos. Mart Minas atacado e vareo. Disponível em: <https://martminas.com.br/quem-somos> Acessado em: 22 ago. 2020.

MOURA, A. A. P. Montes Claros sob os olhos da arquitetura – Inserção da obra de Antônio Augusto Barbosa Moura. Revista Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros, Vol. II, 2008. Disponível em: <https://www.ihgmc.art.br/revista_volume2.htm>. Acesso em: 27 jan. 2021.

NUNES FILHO, R. Um grupo de R$ 233,00 bilhões. SUPERHIPER, maio, 2020, p. 40 - 61. Disponível em: <http://superhiper.abras.com.br/pdf/259.pdf.>. Acesso em: 04 ago. 2020.

PEREIRA, A. M. Cidade média e região: o significado de Montes Claros no Norte de Minas Gerais. Tese (Programa de Pós-Graduação em Geografia). – Universidade Federal de Uberlândia, 2007. Disponível em: <https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/15921/1/Anete.pdf>. Acesso em: 18 out. 2020.

PEREIRA, A. M; SOARES, B. R. Montes Claros e sua região: novas espacialidades, velhos problemas. Anais do X Encontro de Geógrafos da América Latina – 20 a 26 de março de 2005 – Universidade de São Paulo. Disponível em: <http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal10/Geografiasocioeconomica/Geografiaregional/23.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2021.

PEREIRA, F. M.; LEMOS, M. B. Cidades médias: uma visão nacional e regional. In: Seminário Sobre Economia Mineira, 11, 2004, Diamantina. Anais... Diamantina: 24 a 27 ago. 2004. Disponível em:

PEREIRA, N. J; SOUZA, K. R. de. Pobreza no estado de Minas Gerais: uma análise da região Norte. Revista Iniciativa Econômica, Araraquara, v. 4 n. 2, julho/dezembro 2018. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/iniciativa/article/download/11787/9105/41885>. Acesso em: 21 nov. 2020.

PINTAUDI, S. M. Os supermercados na grande São Paulo – Contribuição ao estudo da transformação do comércio varejista de gêneros alimentícios nas grandes metrópoles. São Paulo: USP, 1981, 105p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – FFLCH – USP, 1981. Disponível em: <https://repositorio.usp.br/item/000710974>. Acesso em: 04 ago. 2020.

SALGUEIRO, T. B. Novas Formas do Comércio. Revista Finisterra, Lisboa, n. 24, v.48, 1989, 97 p. Disponível em: <https://revistas.rcaap.pt/finisterra/article/view/1944>. Acesso em: 04 ago. 2020.

SECCHI, B. Primeira lição de urbanismo. São Paulo: Perspectiva. Coleção Debates, 2006.

SILVA; C. H. C. da. Estudos sobre o comércio e o consumo na perspectiva da geografia urbana. Geosul, Florianópolis, v. 29, n. 58, p 149-178, jul./dez. 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/geosul/article/view/26590.>. Acesso em: 10 abr. 2020.

SMART SUPERMERCADOS. Quem Somos. Smart Supermercados. Disponível em: <https://smartsupermercados.com/quem-somos/>. Acesso em: 20 jan. 2021.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE VAREJO E CONSUMO -SBVC. 300 Maiores Empresas Varejo Brasileiro. Revista Ranking, 2017. Disponível em:<http://sbvc.com.br/release-ranking-300-maiores-empresas-do-varejo-brasileiro-sbvc-2020/>. Acesso em: 12 jan. 2021

SPOSITO, E. S. Reestruturação produtiva e reestruturação urbana no estado de São Paulo. IX Coloquio Internacional de Geocrítica Los Problemas Del Mundo Actual. Soluciones Y Alternativas Desde La Geografía Y Las Ciencias Sociales, Porto Alegre, 28 de mayo - 1 de junio de 2007. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em:<http://www.ub.edu/geocrit/9porto/eliseu.htm>. Acesso em: 21 abr. 2020.

SPOSITO, E. S. Rede urbana e eixos de desenvolvimento: dinâmica territorial e localização da indústria e do emprego no estado de São Paulo. In: SPOSITO, E. S. (org). Medidas antidumping e política doméstica: o caso da citricultura estadunidense [online]. São Paulo: Editora UNESP, 2015, pp. 368-404. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/6y9nc/pdf/sposito-9788568334669-12.pdf>. Acesso em: 21 abr. 2020.

SUPERMERCADOS BH. Institucional. Supermercados BH. Disponível em: <https://www.supermercadosbh.com.br/institucional/>. Acesso em: 21 nov. 2020

VILLEFORT. Nossa História. Villefort Atacado e Varejo. Disponível em: <http://www.villefort.com.br/o-villefort>. Acesso em: 01 set. 2020.

Published

2021-08-31

How to Cite

OLIVEIRA, L. C. B.; PEREIRA , . A. M. . THE GEOGRAPHY OF SUPERMARKET NETWORKS: considerations about the North of Minas Gerais. Essays of Geography, v. 7, n. 14, p. 52-78, 31 Aug. 2021.