Educação geográfica
compreendendo o mundo na Geografia escolar
DOI:
https://doi.org/10.22409/eg.v12i25.64008Palavras-chave:
Geografia, Professor, Recursos DidáticosResumo
O ensino de Geografia tem como finalidade fazer o aluno aprender para crescer, viver e conviver em sociedade. No entanto, persistem desafios no processo de ensino, como a desconexão entre os conteúdos e a realidade dos estudantes e a falta de conhecimento pleno das bases epistemológicas da disciplina por parte de alguns professores. É necessário pensar em metodologias didáticas para que os conteúdos promovam raciocínio crítico e análise geográfica eficaz, uma vez que ele deve proporcionar aos alunos uma compreensão reflexiva sobre o espaço em que vivem e as dinâmicas sociais e ambientais que o moldam. Este estudo discute o papel do professor, as reflexões sobre o ensino de Geografia e a implementação de propostas complementares, como jogos e maquetes, no contexto educacional. O embasamento desta pesquisa deu-se a partir do registro disponível, decorrente de pesquisas anteriores, em documentos impressos, como livros, artigos, teses etc. Utiliza-se de dados ou de categorias teóricas já trabalhados por outros pesquisadores e devidamente registrados.
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