ENSINO DE GEOGRAFIA EM TEMPOS DE COVID-19: tecnologias e uso de plataformas de educação para o ensino remoto em Ribeirão Preto/SP e em Passo Fundo/RS

Autores/as

  • Odair Ribeiro Carvalho Filho Professor de Geografia da ETEC José Martimiano da Silva e ETEC Ângelo Cavalheiro; Professor de Geografia da Rede Municipal de Educação de Ribeirão Preto; aluno regular do programa de Pós-graduação em educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto FFCLRP/USP.
  • Claudionei Lucimar Gengnagel Professor de geografia no Ensino Médio Integrado da Universidade de Passo Fundo - RS e professor de geografia no Ensino Médio do Colégio Marista Conceição.

DOI:

https://doi.org/10.22409/eg.v5i10.42445

Resumen

O trabalho objetiva verificar as possibilidades e desafios do ensino de Geografia quanto ao uso de plataformas para o ensino remoto, em tempos de COVID-19. Para tanto, verificou-se as metodologias de ensino utilizadas em uma pública estadual em Ribeirão Preto/SP e outra privada em Passo Fundo/RS. Notou-se que em ambas realidades existem esforços dos docentes autores para permanência de um ensino de Geografia crítico-reflexivo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Odair Ribeiro Carvalho Filho, Professor de Geografia da ETEC José Martimiano da Silva e ETEC Ângelo Cavalheiro; Professor de Geografia da Rede Municipal de Educação de Ribeirão Preto; aluno regular do programa de Pós-graduação em educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto FFCLRP/USP.

Possui graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2007), graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade de Uberaba (2010) e graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Metropolitana de Santos (2014). Possui Pós-Graduação em Ética, Valores e Saúde na Escola - Universidade de São Paulo - USP - Ribeirão Preto (2012) e Pós-Graduação em Metodologia do ensino de História e Geografia - Barão de Mauá - Ribeirão Preto (2015). Atualmente é Professor de Geografia da ETEC José Martimiano da Silva e ETEC Ângelo Cavalheiro; Professor de Geografia da Rede Municipal de Educação de Ribeirão Preto; aluno regular do programa de Pós-graduação em educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto FFCLRP/USP e membro pesquisador do Grupo de Estudos da Localidade - ELO, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP - USP - Ribeirão Preto-SP. Professor participante do projeto "Nós Propomos! Cidadania e inovação na educação geográfica"

 

Claudionei Lucimar Gengnagel, Professor de geografia no Ensino Médio Integrado da Universidade de Passo Fundo - RS e professor de geografia no Ensino Médio do Colégio Marista Conceição.

Possui graduação em Geografia - Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (2007), graduação em Geografia - Bacharelado pela Universidade de Passo Fundo (2007), mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2013) e cursa doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (desde 2017). Atualmente é professor no curso de Geografia (Licenciatura) da Universidade de Passo Fundo, professor de geografia no Ensino Médio Integrado da Universidade de Passo Fundo e professor de geografia no Ensino Médio do Colégio Marista Conceição.

 

Publicado

2020-07-10

Cómo citar

CARVALHO FILHO, O. R.; GENGNAGEL, C. L. ENSINO DE GEOGRAFIA EM TEMPOS DE COVID-19: tecnologias e uso de plataformas de educação para o ensino remoto em Ribeirão Preto/SP e em Passo Fundo/RS. Ensayos de Geografía, v. 5, n. 10, p. 88-94, 10 jul. 2020.