A COMPLEXIDADE DA JUSTIÇA TERRITORIAL
Palavras-chave:
, justiça territorial, abordagem sistêmica, paradigma de complexidade, sujeito de direitosResumo
O presente trabalho revisita criticamente o conceito de justiça territorial à luz do paradigma de complexidade, com especial ênfase na obra de Edgar Morin. A defesa da transversalidade dos direitos sociais baliza nossa perspectiva sistêmica que explicita e assegura o tratamento adequado para a inseparabilidade, integralidade e exigibilidade dos direitos sociais, em suas modalidades de direitos civis, econômicos, políticos, culturais e ambientais. Tomamos como ponto de partida metodológico os direitos urbanos e sua convocação mútua para corroborar discricionariamente nosso suposto teórico. O reconhecimento dos sujeitos de direitos territorializados se define como o fio condutor de nossa proposta de análise.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
30-12-2015
Edição
Seção
Artigos
Licença
Atribuição CC BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Como Citar
A COMPLEXIDADE DA JUSTIÇA TERRITORIAL. Ensaios de Geografia, Niterói, Brasil, v. 4, n. 7, p. 50–70, 2015. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensaios_posgeo/article/view/36283. Acesso em: 5 dez. 2025.