HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E MESTRADO PROFISSIONAL: UMA FUSÃO POSSÍVEL
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2011.v4i2.a21089Resumo
Nos últimos anos, uma nova modalidade de pós-graduação surgiu nas instituições de ensino superior: o mestrado profissional. A História da Matemática, por sua vez, comoferramenta no ensino de Matemática não é uma ideia nova e estudos relacionados a esta temática tem recebido a adesão de pesquisadores em todo o mundo nas últimas décadas.
No entanto, os estudos pós-graduados relacionados à História da Matemática em sua imensa maioria têm se dado no mestrado e doutorado em sua modalidade acadêmica. É
nova a ideia, pelo menos nas universidades brasileiras, de trazer a História da Matemática para o mestrado profissional. Tendo em vista estas considerações, esse artigo relata estudo enfocando a fusão possível entre a abordagem histórica no ensino de Matemática e o mestrado profissional. Para isso são feitas considerações sobre a História da Matemática enquanto metodologia de ensino, uma caracterização sobre o
que venha a ser um mestrado profissional e sua diferença para o mestrado acadêmico. Por fim, o texto apresenta um exemplo do que venha a ser essa fusão entre História da Matemática, conteúdo matemático escolar e mestrado profissional.
Palavras-chave: História da Matemática, Mestrado Profissional, Ensino,
Trigonometria.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.