MELIPONICULTURA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Eduardo Antonio Ferreira IFES
  • Marcus Vinicius Sandoval Paixão IFES,
  • Adriano Soares Koshiyama PUC-RJ,
  • Maria Cristina Affonso Lorenzon UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i3.a21149

Resumo

Objetivou-se avaliar a importância do aprendizado sobre a vida das abelhas sem ferrão, como ferramenta de consciência ambiental. A pesquisa foi realizada no IFES, Campus Santa Teresa, com participação de dezessete alunos do curso técnico em agropecuária, dez agricultores e dois técnicos da secretaria municipal de agricultura. A metodologia utilizada foi a oficina pedagógica onde introduziram-se noções básicas sobre a criação de meliponíneos em dois componentes: ecologia e tecnologia de criação. Conduziu-se com a divisão dos participantes em três grupos e apresentada em sete blocos. Em cada bloco, apresentaram-se três assuntos simultaneamente com duração entre 15 a 20 minutos. Para coleta de dados, utilizou-se da participação do aluno, interação aluno-professor, abordagem do conteúdo, avaliação dos resultados antes e após a pesquisa de campo, e para avaliação do aprendizado quanto a importância das abelhas para a preservação ambiental, trabalhou-se com o IDApi, índice de desempenho sobre conhecimentos da abelha. Concluímos que o aprendizado em meliponicultura fortalece o conhecimento em preservação ambiental, conhecer a vida das abelhas é agir em prol da natureza.

Palavras chave: Abelhas sem ferrão, Apicultura, Natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Ferreira, E. A., Paixão, M. V. S., Koshiyama, A. S., & Affonso Lorenzon, M. C. (2013). MELIPONICULTURA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Ensino, Saúde E Ambiente, 6(3). https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i3.a21149

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)