MELIPONICULTURA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Eduardo Antonio Ferreira IFES
  • Marcus Vinicius Sandoval Paixão IFES,
  • Adriano Soares Koshiyama PUC-RJ,
  • Maria Cristina Affonso Lorenzon UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i3.a21149

Resumo

Objetivou-se avaliar a importância do aprendizado sobre a vida das abelhas sem ferrão, como ferramenta de consciência ambiental. A pesquisa foi realizada no IFES, Campus Santa Teresa, com participação de dezessete alunos do curso técnico em agropecuária, dez agricultores e dois técnicos da secretaria municipal de agricultura. A metodologia utilizada foi a oficina pedagógica onde introduziram-se noções básicas sobre a criação de meliponíneos em dois componentes: ecologia e tecnologia de criação. Conduziu-se com a divisão dos participantes em três grupos e apresentada em sete blocos. Em cada bloco, apresentaram-se três assuntos simultaneamente com duração entre 15 a 20 minutos. Para coleta de dados, utilizou-se da participação do aluno, interação aluno-professor, abordagem do conteúdo, avaliação dos resultados antes e após a pesquisa de campo, e para avaliação do aprendizado quanto a importância das abelhas para a preservação ambiental, trabalhou-se com o IDApi, índice de desempenho sobre conhecimentos da abelha. Concluímos que o aprendizado em meliponicultura fortalece o conhecimento em preservação ambiental, conhecer a vida das abelhas é agir em prol da natureza.

Palavras chave: Abelhas sem ferrão, Apicultura, Natureza.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MELIPONICULTURA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. (2013). Ensino, Saúde E Ambiente, 6(3). https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i3.a21149