EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS: NOVAS INTERFACES ENTRE A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E O ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i3.a21153Resumo
As pesquisas acerca do ensino de ciências nos primeiros anos escolares são recentes, haja vista esta etapa da formação ser ainda identificada com um único objetivo – o aprendizado da leitura e da escrita da língua portuguesa. Este fato pode ser explicado, sobretudo, pela constituição das abordagens acerca da aprendizagem científica, que, tradicionalmente, foi vinculada exclusivamente a um momento específico do desenvolvimento psicológico – constituição da capacidade de realizar as operações lógico formais. O artigo apresentado tem por finalidade apresentar e discutir a aprendizagem científica como possibilidade para os anos iniciais, a partir de uma abordagem que valoriza a perspectiva de que aprender ciências significa apropriar-se de um dos códigos sociais que são fundamentais para a possibilidade de exploração e compreensão do meio social e natural, condição fundamental para que a aprendizagem científica se dê em outros estágios da vida. Para tanto, é necessário desenvolver novas interfaces entre a Psicologia do Desenvolvimento e a área de Ensino de Ciências.
Palavras-chave: Anos Iniciais; Ensino Fundamental; Ensino de Ciências; Formação de Professores.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.