EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS: NOVAS INTERFACES ENTRE A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Luiza Oliveira Curso de Psicologia e Professora Colaboradora do Programa Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal Fluminense
  • Rose Mary Latini Programa Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal Fluminense
  • Carlos Vitor de Alencar Carvalho Programa em Ensino de Matemática da Universidade Severino Sombra
  • Anderson Rocha da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Eloisa Porto Corrêa Núcleo de Pesquisa e Extensão da Universidade Severino Sombra
  • Ana Leal Almeida Núcleo de Pesquisa e Extensão da Universidade Severino Sombra
  • Hermes Ferreira Núcleo de Pesquisa e Extensão da Universidade Severino Sombra
  • Marinea Rodrigues Núcleo de Pesquisa e Extensão da Universidade Severino Sombra
  • Ana Flávia Marins Universidade Severino Sombra
  • Esandra Magalhães Universidade Severino Sombra
  • Greicy Alcântara Universidade Severino Sombra

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i3.a21153

Resumo

As pesquisas acerca do ensino de ciências nos primeiros anos escolares são recentes, haja vista esta etapa da formação ser ainda identificada com um único objetivo – o aprendizado da leitura e da escrita da língua portuguesa. Este fato pode ser explicado, sobretudo, pela constituição das abordagens acerca da aprendizagem científica, que, tradicionalmente, foi vinculada exclusivamente a um momento específico do desenvolvimento psicológico – constituição da capacidade de realizar as operações lógico formais. O artigo apresentado tem por finalidade apresentar e discutir a aprendizagem científica como possibilidade para os anos iniciais, a partir de uma abordagem que valoriza a perspectiva de que aprender ciências significa apropriar-se de um dos códigos sociais que são fundamentais para a possibilidade de exploração e compreensão do meio social e natural, condição fundamental para que a aprendizagem científica se dê em outros estágios da vida. Para tanto, é necessário desenvolver novas interfaces entre a Psicologia do Desenvolvimento e a área de Ensino de Ciências.

 Palavras-chave: Anos Iniciais; Ensino Fundamental; Ensino de Ciências; Formação de Professores.  

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Como Citar

Oliveira, L., Latini, R. M., de Alencar Carvalho, C. V., da Silva, A. R., Corrêa, E. P., Almeida, A. L., Ferreira, H., Rodrigues, M., Marins, A. F., Magalhães, E., & Alcântara, G. (2013). EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS: NOVAS INTERFACES ENTRE A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E O ENSINO DE CIÊNCIAS. Ensino, Saúde E Ambiente, 6(3). https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i3.a21153

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