EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS: NOVAS INTERFACES ENTRE A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E O ENSINO DE CIÊNCIAS

Authors

  • Luiza Oliveira Curso de Psicologia e Professora Colaboradora do Programa Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal Fluminense
  • Rose Mary Latini Programa Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal Fluminense
  • Carlos Vitor de Alencar Carvalho Programa em Ensino de Matemática da Universidade Severino Sombra
  • Anderson Rocha da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Eloisa Porto Corrêa Núcleo de Pesquisa e Extensão da Universidade Severino Sombra
  • Ana Leal Almeida Núcleo de Pesquisa e Extensão da Universidade Severino Sombra
  • Hermes Ferreira Núcleo de Pesquisa e Extensão da Universidade Severino Sombra
  • Marinea Rodrigues Núcleo de Pesquisa e Extensão da Universidade Severino Sombra
  • Ana Flávia Marins Universidade Severino Sombra
  • Esandra Magalhães Universidade Severino Sombra
  • Greicy Alcântara Universidade Severino Sombra

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i3.a21153

Abstract

As pesquisas acerca do ensino de ciências nos primeiros anos escolares são recentes, haja vista esta etapa da formação ser ainda identificada com um único objetivo – o aprendizado da leitura e da escrita da língua portuguesa. Este fato pode ser explicado, sobretudo, pela constituição das abordagens acerca da aprendizagem científica, que, tradicionalmente, foi vinculada exclusivamente a um momento específico do desenvolvimento psicológico – constituição da capacidade de realizar as operações lógico formais. O artigo apresentado tem por finalidade apresentar e discutir a aprendizagem científica como possibilidade para os anos iniciais, a partir de uma abordagem que valoriza a perspectiva de que aprender ciências significa apropriar-se de um dos códigos sociais que são fundamentais para a possibilidade de exploração e compreensão do meio social e natural, condição fundamental para que a aprendizagem científica se dê em outros estágios da vida. Para tanto, é necessário desenvolver novas interfaces entre a Psicologia do Desenvolvimento e a área de Ensino de Ciências.

 Palavras-chave: Anos Iniciais; Ensino Fundamental; Ensino de Ciências; Formação de Professores.  

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Articles

How to Cite

EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS: NOVAS INTERFACES ENTRE A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E O ENSINO DE CIÊNCIAS. (2013). Teaching, Health and Environment, 6(3). https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i3.a21153