PERFIL DE ESTUDANTES DO DISTRITO DE BREJO DO AMPARO- JANUÁRIA (MG) QUANTO AO CONSUMO E CONHECIMENTO SOBRE QUALIDADE DA ÁGUA: UMA ANÁLISE COM VISTAS À PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ESCOLA.
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i1.a21277Resumo
No mundo todo, a falta de saneamento e o consumo de água contaminada levam anualmente à morte de mais de 2,2 milhões de pessoas. A preservação da qualidade da água, portanto, exige atenção por parte das autoridades sanitárias e consumidores em geral. São fatores relacionados à contaminação da água: baixos índices de coleta e tratamento de esgotos, despejo inadequado de dejetos e animais, má condição de higiene da tubulação e dos tanques, dentre outros. Assim, a contaminação das águas naturais representa um dos principais riscos à saúde pública, pois está diretamente ligada a doenças acometidas pela população, especialmente aquelas não atendidas adequadamente por serviços de saneamento. Esse trabalho teve como objetivo geral identificar o perfil de estudantes do distrito de Brejo do Amparo-Januária (MG) quanto aos conhecimentos sobre qualidade e manuseio da água. Realizou-se a aplicação de questionário aos alunos das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de uma escola pública do distrito, escola exclusiva do distrito para estes níveis de ensino. Pode-se concluir que a maioria dos alunos não conhece os riscos do contato direto com a água contaminada, nem sobre as principais doenças de veiculação hídrica e formas de contaminação. Também foram identificadas práticas inadequadas de consumo e manejo da água pelas famílias dos alunos entrevistados. Ressalta-se que a pesquisa em questão teve como finalidade maior a proposição de um trabalho de educação em saúde para a escola pesquisada, no sentido de empoderar a população em relação ao trato com a saúde individual e coletiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.