Formação De Professores/as De Ciências e Biologia e a Educação Ambiental: Uma Análise das Pesquisas Nos Anais dos EPEA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a48971

Palavras-chave:

formação de professores de ciências e biologia, educação ambiental, EPEA

Resumo

Este artigo teve como proposta a busca por artigos publicados nos Anais do Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA). Ressaltamos a relevância do evento para o campo de pesquisa em Educação Ambiental, uma vez que dentre seus objetivos, está a de traçar uma discussão, analisar e divulgar as pesquisas, além de um aprofundamento teórico e metodológico no campo. Realizamos um levantamento de área dos trabalhos publicados nos Anais das dez edições do EPEA –as buscas partiram desde a primeira edição em 2001, até a décima edição em 2019. Observamos algumas tendências que emergiram da leitura dos trabalhos, tais como a Educação Ambiental no currículo da formação docente em Ciências e Biologia e os saberes e sentidos relacionados à Educação Ambiental de licenciandos e docentes. A partir das análises dos trabalhos, percebemos uma vertente ainda muito forte nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, no que se refere a Educação Ambiental, principalmente no que diz respeito a atenção dada a questões ecológicas. Assim, devemos considerar a Educação Ambiental em sua forma integradora, transversal e que promova a reflexão de forma a dialogar com múltiplas dimensões e saberes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Venancio, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

Doutorando em Educação na Universidade Federal Fluminense (UFF) na linha de pesquisa Ciência, Cultura e Educação (CCE). Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação: Processos Socioeducativos e Práticas Escolares (PPEDU- UFSJ), na linha de pesquisa Discursos e Produção de Saberes nas Práticas Educativas. Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFSJ (Universidade Federal de São João del Rei). Desenvolvi minha pesquisa no âmbito da formação de professores de Ciências e Biologia, tendo como objeto de pesquisa a Prática como Componente Curricular (PCC). Fui bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/ CAPES, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica- PIBIC/UFSJ e também Programa Institucional de Iniciação Científica- PIIC/UFSJ. Integrei o Grupo de Pesquisa em Formação Docente e Processos de Ensino e Aprendizagem- PPEDU/UFSJ/CNPq e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Científica e Formação de Professores de Ciências e Biologia- GEHBIO/UFSJ. Associado a Associação Brasileira de Ensino de Biologia- SBEnBIO- e da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências -ABRAPEC. Membro do grupo de pesquisa Currículo, Docência e Cultura (CDC - PPGEd/UFF/CNPq). Atuo como Professor de Educação Básica na rede Estadual de Minas Gerais, nas disciplinas de Ciências e Biologia.

Angélica Cosenza , Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brasil

Sou professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Possuo graduação em Ciências Biológicas (1998) e Mestrado em Educação (2004) pela UFJF. Sou doutora em Educação em Ciências e Saúde (2014) pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde da UFRJ, tendo cumprido também parte de minha formação doutoral (2013) na Universidade Autônoma de Barcelona/Espanha (UAB). Atuo como professora e pesquisadora no Grupo de Pesquisa "Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia" (NEC/UFJF), onde sou líder do GEA- Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental. Atualmente também atuo como docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFJF (mestrado e doutorado acadêmicos) . Na gestão acadêmica, atuo como Diretora da Faculdade de Educação (2022-2026). Atuei como Assessora das Licenciaturas, ligada à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD/UFJF) e Coordenadora Institucional do PIBID UFJF de 2016 a 2022. Assumo como interesses de investigação : educação ambiental, ecologia política, justiça ambiental , práticas docentes, formação de professores e educadores ambientais e fenômenos discursivos ambientais.

Referências

ALMEIDA, Norma Sandra. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, v. 23, n. 79, p. 257–272, 2002. https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013

ARAÚJO, Maria Inês Oliveira; BIZZO, Nelio. O processo de identificação de práticas pedagógicas viáveis para inserção da dimensão ambiental na formação de professores. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 3., 2005, Ribeirão Preto, SP, Anais III EPEA, UNESP, 2005. Disponível em: http://www.epea.tmp.br/epea2005_anais/pdfs/plenary/45.pdf Acessado 10 jan. 2020.

BENETTI, Bernadete. Os conhecimentos tácito e explícito na formação de futuros professores de ciências naturais e biologia. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 3., 2005, Ribeirão Preto, SP, Anais III EPEA, UNESP, 2005. Disponível em: http://www.epea.tmp.br/epea2005_anais/pdfs/plenary/14.pdf Acessado 11 jan. 2020.

BRASIL. Presidência da República. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 02/2019, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 2019 - Seção 1, p. 115-119. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-n-2-de-20-de-dezembro-de-2019-*-242332819 . Acesso em: 4 fev. 2020.

BRASIL. Presidência da República. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP nº 2/2015, aprovado em 9 de junho de 2015. Assunto: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, 25 jun. 2015. Seção 1, p. 13. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_PAR_CNECPN22015.pdf?query=Cursos%20T%C3%A9cnicos%20de%20N%C3%ADvel%20M%C3%A9dio . Acesso em: 20 jan. 2020.

BRASIL. Presidência da República. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Diário Oficial da União, Brasília, 15 jun. 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp002_12.pdf . Acesso em: 15 jan. 2020.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental Crítica: nomes e endereçamentos da educação. In: LAYRARGUES, Philippe Pomier (Org). Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental. Brasília, 2004a. p. 13-24.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez. 2004b.

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

COSENZA, Angélica. Perspectivas das Políticas Públicas para Educação e Formação de Professores/as no Atual Contexto Brasileiro. Pesquisa em Educação Ambiental, v.15, n.1, p. 20-38, 2020. http://dx.doi.org/10.18675/2177-580X.2020-15125

FARIAS, Luciana Aparecida; MARTORANO, Simone Alves de Assis. O desafio das questões etnicorraciais e a educação ambiental na formação de professores: um estudo de caso. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 9., 2017, Juiz de Fora, MG, Anais IX EPEA, UFJF, 2017. Disponível em: http://epea.tmp.br/epea2017_anais/pdfs/plenary/0051.pdf Acesso em: 18 jan. 2020.

FERREIRA, Robson da Cosa; GOMES, Raimunda Kelly Silva. Educação ambiental holística: a formação inicial de professores Amazônicos Amapaenses, Macapá́-AP. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 10., 2019, São Cristóvão, SE, Anais X EPEA, UFS, 2019. Disponível em: http://epea.tmp.br/epea2019_anais/pdfs/plenary/0186-1-B-01.pdf Acessado 26 jan. 2020.

GARRIDO, Luciana dos Santos; MEIRELLES, Rosane Moreira Silva de. Educação ambiental na formação docente: o que discutir? In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 9., 2017, Juiz de Fora, MG, Anais IX EPEA, UFJF, 2017. Disponível em: http://epea.tmp.br/epea2017_anais/pdfs/plenary/0085.pdf Acesso em: 17 jan. 2020.

GARRIDO, Luciana dos Santos; MEIRELLES, Rosane Moreira Silva de. Educação Ambiental Na Formação Docente: Percepção De Discentes Do Curso De Ciências Biológicas. Ensino, Saúde e Ambiente 10, no. 3, 2018. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/21276 Acesso em: jan. 8, 2020.

GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Tradução Daniel Bueno – Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

GUIMARÃES, Mauro. A formação de educadores ambientais. Campinas: Papirus, 2004.

LAYRARGUES, Philippe Pomier (Org). Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental. Brasília, 2004.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pompier. Ecologia política, justiça e educação ambiental crítica: perspectivas de aliança contra-hegemônica. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 11 n. 1, p. 53-71, jan./abr. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462013000100004

LAYRARGUES, Philippe Pomier. Manifesto por uma Educação Ambiental indisciplinada. Ensino, Saúde e Ambiente. Número especial, p. 44-87, jun. 2020.https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a40204

LINCOLN, Yvonna. S; GUBBA, Egon. G. Naturalistic Inquiry. Beverly Hills: SAGE Publications, 1981.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LIMA, Maria Jaqueline Girão Soares de. A hegemonia do discurso empresarial de sustentabilidade nos projetos de educação ambiental no contexto escolar: nova estratégia do capital. Revista Contemporânea de Educação. n. 14, ago/dez. 2012. https://doi.org/10.20500/rce.v7i14.1672

LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval (orgs.). Marxismo e Educação: debates contemporâneos. 2ª edição. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR, 2008.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisas em Educação: abordagens qualitativas. 2. Ed. São Paulo: E.P.U, 2017

MENDES, Regina; SOUZA, Daniela Almeida de; SOARES, Viviane Mendonça. Educação ambiental na formação inicial e continuada de professores: duas experiências no Estado do Rio De Janeiro. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 9., 2017, Juiz de Fora, MG, Anais IX EPEA, UFJF, 2017. Disponível em: http://epea.tmp.br/epea2017_anais/pdfs/plenary/0188.pdf Acesso em 17 jan. 2020.

PASIN, Elizabeth Bozoti; BOZELLI, Reinaldo Luiz. Os discursos de licenciandos em biologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) sobre sua matriz curricular em relação à formação para a Educação Ambiental. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 8., 2015, Rio de Janeiro, RJ, Anais VIII EPEA, Unirio, UFRRJ, UFRJ, 2015. Disponível em: http://epea.tmp.br/epea2015_anais/pdfs/plenary/92.pdf Acesso em 13 jan. 2020.

PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; ROCQUE, Lucia Rodriguez de La; FONTOURA, Helena Aamaral. A Educação Ambiental e os documentos oficiais: encontros e confrontos. Revista de Educação, Ciências e Matemática (RECM), Rio de Janeiro, v.3, n.3, 2013. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/2164 Acesso em: 10 fev. 2020.

RIBEIRO, Lucas Soares Vilas Boas; LEITE, Eugenio Batista; NEVES, Maria Luiza Rodrigues da Costa. Educação ambiental em diferentes licenciaturas: formação docente. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 5., 2009, São Carlos, SP, Anais V EPEA, UFSCar 2009. Disponível em: http://www.epea.tmp.br/epea2009_anais/pdfs/plenary/T60.pdf Acesso em 9 jan. 2020.

RINK, Juliana; MEIGID NETO, Jorge. Ambientalização curricular no ensino superior e formação de professores/educadores ambientais: um panorama das teses e dissertações brasileiras (1987-2009). In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 7., 2013, São Carlos, SP, Anais VII EPEA, UNESP, 2013. Disponível em: http://www.epea.tmp.br/epea2013_anais/pdfs/plenary/0155-1.pdf Acesso em: 14 jan. 2020.

RODRIGUES, Fabiana Melo; ECHEVERRÍA, Agustina Rosa. Educação ambiental em escolas particulares de Goiânia: do diagnóstico a proposições em formação de professores. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 3., 2005, Ribeirão Preto, SP, Anais III EPEA, UNESP, 2005. Disponível em: http://www.epea.tmp.br/epea2005_anais/pdfs/plenary/02.pdf Acesso em: 8 jan. 2020.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1981-416x2006000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=pt Acesso em: 15 fev. 2020.

ROSA, Ana Maria Almeida.; ZANON, Angela Maria. Visão da educação ambiental na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul a partir do diagnóstico entre acadêmicos de cursos de formação de professores. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 7., 2013, São Carlos, SP, Anais VII EPEA, UNESP, 2013. Disponível em: http://www.epea.tmp.br/epea2013_anais/pdfs/plenary/0188-1.pdf Acesso em: 9 jan. 2020.

SANTOS, Thais Mendes dos; SILVA, Silvana do Nascimento; LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Concepções sobre educação ambiental na formação inicial de professores. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 9., 2017, Juiz de Fora, MG, Anais IX EPEA, UFJF, 2017. Disponível em: http://epea.tmp.br/epea2017_anais/pdfs/plenary/0079.pdf Acesso em: 17 jan. 2020.

SANTOS, Wanessa Kamily Bezerra dos; CAVALCANTE, Edneida Rabelo; FARIAS, Carmen Roselaine Oliveira. Prática de ecologia e vivências participativas: um olhar para a formação de professores de biologia. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 10., 2019, São Cristóvão, SE, Anais X EPEA, UFS, 2019. Disponível em: http://epea.tmp.br/epea2019_anais/pdfs/plenary/0197-1-B-01.pdf Acesso em: 25 jan. 2020.

SILVA, Rodrigo Williams; GOMES, Raimunda Kelly Silva. As percepções dos discentes de ciências naturais como pilar para uma educação ambiental holística na Amazônia amapaense. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 10., 2019, São Cristóvão, SE, Anais X EPEA, UFS, 2019. Disponível em: http://epea.tmp.br/epea2019_anais/pdfs/plenary/0150-1-B-01.pdf Acesso em: 25 jan. 2020.

SOUZA, Daniele Cristina de. A pesquisa sobre formação de professores em educação ambiental: eixos temáticos nas áreas de educação e de ensino de ciências e matemática (2003-2007). In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 6., 2011, Ribeirão Preto, SP, Anais VI EPEA, UNESP, 2011. Disponível em: http://www.epea.tmp.br/viepea/epea2011_anais/busca/pdf/epea2011-0121-1.pdf Acesso em 8 jan. 2020.

TERRAZZAN, Eduardo; DUTRA, Edna Falcão; WINCH, Paula Gaida; SILVA, Andréia Aurélio da. Configurações curriculares em cursos de licenciatura e formação identitária de professores. Revista Diálogo Educacional, vol. 8, núm. 23, 2008, pp. 71-90. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1981-416x2008000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Acesso em: 3 fev. 2020.

TORRES, Juliana Rezende; MAESTRELLI, Sylvia Regina Pedrosa. Abordagens e referenciais em pesquisas de educação ambiental escolar: a produção acadêmica do curso de ciências biológicas da UFSC (1999 a 2010). In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 7., 2013, São Carlos, SP, Anais VII EPEA, UNESP, 2013. Disponível em: http://www.epea.tmp.br/epea2013_anais/pdfs/plenary/0215-1.pdf Acesso em: 13 jan. 2020.

VERONA, Matheus Fabrício; JÚNIOR, Álvaro Lorencini. Concepções de educação ambiental e a formação inicial de professores de ciências e biologia: uma análise da universidade estadual de londrina (UEL/PR). In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 5., 2009, São Carlos, SP, Anais V EPEA, UFSCar 2009. Disponível em: http://www.epea.tmp.br/epea2009_anais/pdfs/plenary/T12.pdf Acesso em: 11 jan. 2020.

VIVEIRO, Alessandra Aparecida; CAMPOS, Luciana Maria Lunardi. Formação de professores de ciências e a temática ambiental: um olhar sobre um curso de licenciatura. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 5., 2009, São Carlos, SP, Anais V EPEA, UFSCar 2009. Disponível em: http://www.epea.tmp.br/epea2009_anais/pdfs/plenary/T82.pdf Acesso em: 10 jan. 2020.

ZANDAVALLI, Carla Busato; JARDIM, Maria Inês de Affonseca; BORGES, Kátia Cilene Alves; DIAS, Daniel Pereira do Prado. Educação ambiental e a formação de professores da educação básica: rupturas e retrocessos nos anos 2000. Ciência Geográfica - Bauru - XXIV - Vol. XXIV - (4): Janeiro/Dezembro – 2020, p. 1969-1996. Disponível em: https://www.agbbauru.org.br/publicacoes/revista/anoXXIV_4/agb_xxiv_4_web/agb_xxiv_4-21.pdf . Acesso em: 10 fev. 2020.

Downloads

Publicado

2023-06-21

Como Citar

Venancio, B., & Cosenza , A. . (2023). Formação De Professores/as De Ciências e Biologia e a Educação Ambiental: Uma Análise das Pesquisas Nos Anais dos EPEA. Ensino, Saúde E Ambiente, 15(3), 697-716. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a48971

Edição

Seção

Artigos