Formação De Professores/as De Ciências e Biologia e a Educação Ambiental: Uma Análise das Pesquisas Nos Anais dos EPEA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a48971

Palavras-chave:

formação de professores de ciências e biologia, educação ambiental, EPEA

Resumo

Este artigo teve como proposta a busca por artigos publicados nos Anais do Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA). Ressaltamos a relevância do evento para o campo de pesquisa em Educação Ambiental, uma vez que dentre seus objetivos, está a de traçar uma discussão, analisar e divulgar as pesquisas, além de um aprofundamento teórico e metodológico no campo. Realizamos um levantamento de área dos trabalhos publicados nos Anais das dez edições do EPEA –as buscas partiram desde a primeira edição em 2001, até a décima edição em 2019. Observamos algumas tendências que emergiram da leitura dos trabalhos, tais como a Educação Ambiental no currículo da formação docente em Ciências e Biologia e os saberes e sentidos relacionados à Educação Ambiental de licenciandos e docentes. A partir das análises dos trabalhos, percebemos uma vertente ainda muito forte nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, no que se refere a Educação Ambiental, principalmente no que diz respeito a atenção dada a questões ecológicas. Assim, devemos considerar a Educação Ambiental em sua forma integradora, transversal e que promova a reflexão de forma a dialogar com múltiplas dimensões e saberes.

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Biografia do Autor

Bruno Venancio, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

Doutorando em Educação na Universidade Federal Fluminense (UFF) na linha de pesquisa Ciência, Cultura e Educação (CCE). Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação: Processos Socioeducativos e Práticas Escolares (PPEDU- UFSJ), na linha de pesquisa Discursos e Produção de Saberes nas Práticas Educativas. Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFSJ (Universidade Federal de São João del Rei). Desenvolvi minha pesquisa no âmbito da formação de professores de Ciências e Biologia, tendo como objeto de pesquisa a Prática como Componente Curricular (PCC). Fui bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/ CAPES, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica- PIBIC/UFSJ e também Programa Institucional de Iniciação Científica- PIIC/UFSJ. Integrei o Grupo de Pesquisa em Formação Docente e Processos de Ensino e Aprendizagem- PPEDU/UFSJ/CNPq e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Científica e Formação de Professores de Ciências e Biologia- GEHBIO/UFSJ. Associado a Associação Brasileira de Ensino de Biologia- SBEnBIO- e da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências -ABRAPEC. Membro do grupo de pesquisa Currículo, Docência e Cultura (CDC - PPGEd/UFF/CNPq). Atuo como Professor de Educação Básica na rede Estadual de Minas Gerais, nas disciplinas de Ciências e Biologia.

Angélica Cosenza , Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brasil

Sou professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Possuo graduação em Ciências Biológicas (1998) e Mestrado em Educação (2004) pela UFJF. Sou doutora em Educação em Ciências e Saúde (2014) pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde da UFRJ, tendo cumprido também parte de minha formação doutoral (2013) na Universidade Autônoma de Barcelona/Espanha (UAB). Atuo como professora e pesquisadora no Grupo de Pesquisa "Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia" (NEC/UFJF), onde sou líder do GEA- Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental. Atualmente também atuo como docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFJF (mestrado e doutorado acadêmicos) . Na gestão acadêmica, atuo como Diretora da Faculdade de Educação (2022-2026). Atuei como Assessora das Licenciaturas, ligada à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD/UFJF) e Coordenadora Institucional do PIBID UFJF de 2016 a 2022. Assumo como interesses de investigação : educação ambiental, ecologia política, justiça ambiental , práticas docentes, formação de professores e educadores ambientais e fenômenos discursivos ambientais.

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Publicado

2023-06-21

Como Citar

Venancio, B., & Cosenza , A. . (2023). Formação De Professores/as De Ciências e Biologia e a Educação Ambiental: Uma Análise das Pesquisas Nos Anais dos EPEA. Ensino, Saude E Ambiente, 15(3), 697-716. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a48971

Edição

Seção

Artigos