A Interdependência das Funções Psicológicas Superiores no Estudo das Informações Nutricionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a54386

Palavras-chave:

jogo didático, informações nutricionais, Vygotsky, FPS, motivação

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa a partir do desenvolvimento e aplicação de um produto educacional utilizado como ferramenta didática no estudo dos componentes das informações nutricionais. Procurou-se estudar de que forma a utilização de um jogo, num curso técnico em nutrição e dietética, pode favorecer a mobilização das FPS – Funções Psicológicas Superiores, tomando por base os pressupostos de Vygotsky. Foram utilizados 4 instrumentos distintos de coleta de dados: avaliação diagnóstica, avaliação após jogo, avaliação sobre as FPS com a escala Likert e questões abertas sobre o jogo. Os dados coletados pelos três primeiros passaram pela análise estatística, enquanto os coletados pelo quarto instrumento foram analisados qualitativamente seguindo os passos da análise de conteúdo. Os resultados da análise quantitativa encontram-se em sintonia com o enfoque sistêmico das FPS e a motivação em Vygotsky, uma vez que a melhora na compreensão dos conteúdos abordados no jogo foi estatisticamente significativa e os testes estatísticos indicaram uma elevação em todas as FPS. A análise qualitativa das respostas ao questionário aberto explicitou a interdependência das FPS e confirmou a relação intrínseca das FPS com a motivação. Enfim, o jogo didático proporcionou um equilíbrio entre a função lúdica e educativa.

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Biografia do Autor

Rosangela Siqueira Pinheiro de Goes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, PR, Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Filadélfia(2015), graduação em Nutrição pela Universidade Norte do Paraná(2002), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Filadélfia(2018), especialização em Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental pela Universidade Estadual de Londrina(2021), especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Jovens e Ad pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná(2011), especialização em Gestao da Qualidade em Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina(2007), mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná(2021) e aperfeicoamento em Formação Pedagógica para Docentes das Disciplinas de Educação Profissional pela Universidade Estadual de Londrina(2010). Atualmente é professor do Colégio Estadual Polivalente de Londrina. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em gestão de qualidade na produção de alimentos. 

João Paulo Camargo de Lima, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, PR, Brasil

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Londrina (1996), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Londrina (2000) e doutorado pela Universidade Federal de São Carlos (2006). É professor associado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Óptica Quântica, Mecânica Quântica e Física Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas quânticos abertos e álgebras de Heisenberg-Weyl. Realizou estágio de Pós-doutoramento no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (2008-2009 e 2013-2014) e no Programa de Pós-graduação Educação para Ciência da Universidade Estadual Paulista - UNESP-Bauru (2019-2020). Foi Visiting Scholar na Graduate School of Education na Rutgers University em New Brunswick -NJ (Fevereiro de 2018) Atualmente tem desenvolvido pesquisas na área de Ensino de Ciências com ênfase em Formação de Professores de Ciências e Ensino e Aprendizagem em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Identidade do Professor, Relação com o Saber, Ensino por Investigação, Práticas Científicas e ISLE (Investigative Science Learning Environment).

Alcides Goya, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, Paraná, Brasil

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1981), pós graduação em Astrofísica pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Física pela Universidade de Brasília (1994), doutorado em Física pela Universidade de Brasília (2002) e pós doutorado em Ensino de Física pela Universidade Estadual de Londrina (2013). Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR - Londrina), professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza e desenvolve pesquisa na área de ensino de ciências da natureza.

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Publicado

2023-06-23

Como Citar

Goes, R. S. P. de, Lima, J. P. C. de, & Goya, A. (2023). A Interdependência das Funções Psicológicas Superiores no Estudo das Informações Nutricionais . Ensino, Saúde E Ambiente, 15(3), 767-789. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a54386

Edição

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Artigos