A Interdependência das Funções Psicológicas Superiores no Estudo das Informações Nutricionais
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a54386Palavras-chave:
jogo didático, informações nutricionais, Vygotsky, FPS, motivaçãoResumo
Este artigo apresenta uma pesquisa a partir do desenvolvimento e aplicação de um produto educacional utilizado como ferramenta didática no estudo dos componentes das informações nutricionais. Procurou-se estudar de que forma a utilização de um jogo, num curso técnico em nutrição e dietética, pode favorecer a mobilização das FPS – Funções Psicológicas Superiores, tomando por base os pressupostos de Vygotsky. Foram utilizados 4 instrumentos distintos de coleta de dados: avaliação diagnóstica, avaliação após jogo, avaliação sobre as FPS com a escala Likert e questões abertas sobre o jogo. Os dados coletados pelos três primeiros passaram pela análise estatística, enquanto os coletados pelo quarto instrumento foram analisados qualitativamente seguindo os passos da análise de conteúdo. Os resultados da análise quantitativa encontram-se em sintonia com o enfoque sistêmico das FPS e a motivação em Vygotsky, uma vez que a melhora na compreensão dos conteúdos abordados no jogo foi estatisticamente significativa e os testes estatísticos indicaram uma elevação em todas as FPS. A análise qualitativa das respostas ao questionário aberto explicitou a interdependência das FPS e confirmou a relação intrínseca das FPS com a motivação. Enfim, o jogo didático proporcionou um equilíbrio entre a função lúdica e educativa.
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