Ensino do Tema Animais Peçonhentos na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a54420

Palavras-chave:

biodiversidade, educação ambiental, ensino de ciências, práticas pedagógicas

Resumo

Abordar a temática “animais peçonhentos” em sala de aula pode causar dificuldades para o professor de Ciências e Biologia. É comum pensar que animais peçonhentos devem ser eliminados do ambiente por causarem acidentes e até mesmo o óbito de seres humanos. Nesse contexto, há a necessidade do professor de Ciências e Biologia utilizar metodologias adequadas para que o conhecimento acerca desses animais seja significativo e possibilite uma compreensão sobre a conservação destes animais, bem como da prevenção de acidentes. Dessa forma, os objetivos do trabalho foram identificar a abordagem utilizada por professores de Ciências e Biologia sobre o tema animais peçonhentos nos Ensinos Fundamental e Médio e conhecer os recursos didáticos utilizados nesta abordagem. Para isso, foi utilizado um questionário construído na plataforma Google forms. Evidenciou-se que 94,3% dos professores abordam a temática dentre os conteúdos trabalhados e, nesta abordagem, os táxons mais relatados foram as serpentes, seguida dos escorpiões e das aranhas. A maior parte dos professores indicaram a biodiversidade e o papel destes animais no ecossistema como abordagens utilizadas. A estratégia didática mais relatada foi por meio de vídeos e documentários, seguido por livros didáticos. De forma unânime, os professores relataram que as aulas envolvendo a temática animais peçonhentos e sua importância ecológica podem ajudar a evitar acidentes ou a mortalidade dos animais. Assim destaca-se a importância deste assunto ser abordado com qualidade em sala de aula na educação básica.

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Biografia do Autor

Fernanda Staub Zembruski, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, SC, Brasil

Mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Graduada em Ciências Biológicas pela mesma universidade.

Alécio Ortiz, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, SC, Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2021). Atualmente é professor de biologia - Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unochapecó, na Linha de Pesquisa Saúde e Ambiente.

Ana Cristina Confortin, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, SC, Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc, Campus Chapecó (1998), mestrado em Engenharia de Produção - Área: Gestão Ambiental, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e especialização em Educação Sócioambiental pela Universidade de Passo Fundo (2009). Atualmente é professora da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Tem trabalhado e orientado pesquisas na área da Educação Ambiental e Ensino de Ciências e Biologia. Na extensão atua no projeto Viveiro Educativo: semeando vidas. 

Junir Antônio Lutinski, Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, Santa Catarina - Brasil

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2002), Especialista em Gestão ambiental com atuação na área de gestão de resíduos, Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Comunitária da Região Oeste de Santa Catarina (2007), Doutor em Biodiversidade Animal pela Universidade Federal de Santa Maria (2014) e Pós-Doutorado em Control de Vectores y Diagnóstico Molecular de Parásitos pela Universidad Miguel Hernández de Elche (UMH), España (2022). Atua como Biólogo na Secretaria da Saúde do município de Chapecó, SC, nas áreas de Epidemiologia e controle de populações de vetores. Como professor na UNOCHAPECÓ, atua no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde. Professor visitante na Universidad Nacional de Misiones, Argentina.

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Publicado

2023-06-28

Como Citar

Zembruski, F. S., Ortiz, A. ., Confortin, A. C. ., & Lutinski, J. A. (2023). Ensino do Tema Animais Peçonhentos na Educação Básica. Ensino, Saude E Ambiente, 15(3), 790-806. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a54420

Edição

Seção

Artigos