Ensino do Tema Animais Peçonhentos na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a54420

Palavras-chave:

biodiversidade, educação ambiental, ensino de ciências, práticas pedagógicas

Resumo

Abordar a temática “animais peçonhentos” em sala de aula pode causar dificuldades para o professor de Ciências e Biologia. É comum pensar que animais peçonhentos devem ser eliminados do ambiente por causarem acidentes e até mesmo o óbito de seres humanos. Nesse contexto, há a necessidade do professor de Ciências e Biologia utilizar metodologias adequadas para que o conhecimento acerca desses animais seja significativo e possibilite uma compreensão sobre a conservação destes animais, bem como da prevenção de acidentes. Dessa forma, os objetivos do trabalho foram identificar a abordagem utilizada por professores de Ciências e Biologia sobre o tema animais peçonhentos nos Ensinos Fundamental e Médio e conhecer os recursos didáticos utilizados nesta abordagem. Para isso, foi utilizado um questionário construído na plataforma Google forms. Evidenciou-se que 94,3% dos professores abordam a temática dentre os conteúdos trabalhados e, nesta abordagem, os táxons mais relatados foram as serpentes, seguida dos escorpiões e das aranhas. A maior parte dos professores indicaram a biodiversidade e o papel destes animais no ecossistema como abordagens utilizadas. A estratégia didática mais relatada foi por meio de vídeos e documentários, seguido por livros didáticos. De forma unânime, os professores relataram que as aulas envolvendo a temática animais peçonhentos e sua importância ecológica podem ajudar a evitar acidentes ou a mortalidade dos animais. Assim destaca-se a importância deste assunto ser abordado com qualidade em sala de aula na educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Staub Zembruski, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, SC, Brasil

Mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Graduada em Ciências Biológicas pela mesma universidade.

Alécio Ortiz, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, SC, Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2021). Atualmente é professor de biologia - Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unochapecó, na Linha de Pesquisa Saúde e Ambiente.

Ana Cristina Confortin, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, SC, Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc, Campus Chapecó (1998), mestrado em Engenharia de Produção - Área: Gestão Ambiental, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e especialização em Educação Sócioambiental pela Universidade de Passo Fundo (2009). Atualmente é professora da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Tem trabalhado e orientado pesquisas na área da Educação Ambiental e Ensino de Ciências e Biologia. Na extensão atua no projeto Viveiro Educativo: semeando vidas. 

Junir Antônio Lutinski, Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, Santa Catarina - Brasil

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2002), Especialista em Gestão ambiental com atuação na área de gestão de resíduos, Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Comunitária da Região Oeste de Santa Catarina (2007), Doutor em Biodiversidade Animal pela Universidade Federal de Santa Maria (2014) e Pós-Doutorado em Control de Vectores y Diagnóstico Molecular de Parásitos pela Universidad Miguel Hernández de Elche (UMH), España (2022). Atua como Biólogo na Secretaria da Saúde do município de Chapecó, SC, nas áreas de Epidemiologia e controle de populações de vetores. Como professor na UNOCHAPECÓ, atua no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde. Professor visitante na Universidad Nacional de Misiones, Argentina.

Referências

ALVES, Larissa Roberta; GIACOMINI, Márcia Aparecida; TEIXEIRA, Verônica Modolo; HENRIQUES, Silvia Helena; CHAVES, Lucieli Dias Pedreschi. Reflexões sobre a formação docente na pós-graduação. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, v.23, n.3, p.1-7, maio 2019. https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2018-0366

AZEVEDO, Bruna Rafaela Martins; ALMEIDA, Silvia Zafira de. Percepção ambiental e proposta didática sobre a desmistificação de animais peçonhentos e venenosos para os alunos do ensino médio. Acta Tecnológica, v.12, n.1, p. 7-108, mar 2018. Disponível em: https://scholar.archive.org/work/zr5ghaku6fg43khvta6ps7w6my/access/wayback/https://portaldeperiodicos.ifma.edu.br/index.php/actatecnologica/article/download/562/292. Acesso em: 05 mar. 2021.

BECKER, Fernando; MARQUES, Tania Beatriz Iwaszko. Ser professor é ser pesquisador. Mediação, 2010.

BRANCO, Emerson.; ZANATTA, Sharlimar. BNCC e Reforma do Ensino Médio: implicações no ensino de Ciências e na formação do professor. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 3, p. 58-77, 3 mar. 2021. https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i3.12114

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso: 10 jul. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Guia de vigilância epidemiológica / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 7. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2009. 816 p. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos). Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_vigilancia_epidemiologica_7ed.pdf. Acesso em: 15 ago. 2021.

CARDOSO, Alex Wagner Mendes; SILVA, Lilian Azevedo; AMORIM, Jefferson Nunes de; BATISTA, John Liconln Marques; SILVA, Fagner Guedes; BAKKE, Hanne Alves. A. Avaliação da capacidade para o trabalho em docentes. Revista Brasileira de Saúde e Segurança no Trabalho, v.1, n. 1, p. 01-06. set. 2017. https://doi.org/10.18265/2594-4355a2017v1n1p01-06

CASTELO-BRANCO, Maria do Céu; CASTELO-BRANCO, Joana. A capacidade para o trabalho e a satisfação docente. Revista Ciências Humanas - UNITAU. v. 7, n. 1, p. 27–40, 2014. https://doi.org/10.32813/2179-1120.2014.v7.n1.a116

DIVE. Boletim Barriga Verde- Animais peçonhentos, 2018. Disponível em: http://www.dive.sc.gov.br/index.php/boletim-barriga-verde. Acesso em: 10 maio 2021.

FERREIRA, Adriano de Melo; SOARES, Cynthia Aparecida Arossa Alves. Aracnídeos peçonhentos: análise das informações nos livros didáticos de ciências. Ciência & educação, Goiânia, v.14, n.2, p. 307-314, 2008. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/ciedu/v14n02/v14n02a09.pdf. Acesso em: 30 abr. 2023.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Reforma do ensino médio do (des) governo de turno: decreta-se uma escola para os ricos e outra para os pobres. Movimento - Revista de Educação, v. 3, n. 5, p. 329-332, 2016. https://doi.org/10.22409/mov.v0i5.32621.

GUERRA, Leonan; FANFA, Michele de Souza; SHETINGER, MARIA ROSA CHITOLINA. Investigação dos conhecimentos prévios sobre animais peçonhentos de futuros pedagogos. Bio-grafía, n.13 v.24, p. 119-129. jan-jun. 2020. https://doi.org/10.17227/bio-grafia.vol.13.num24-9306.

GUIMARRÃES, Simone Sendin Moreira; CARMO, Edson do Carmo Inforsato. A percepção do professor de Biologia e a sua formação: a Educação Ambiental em questão. Ciência & Educação, Bauru, v. 18, n. 3, set. 2012, p. 737-754. set 2012. https://doi.org/10.1590/S1516-73132012000300016.

JUNGES, Fábio César; KETZER, Charles Matin; OLIVEIRA, Vânia Maria Formação continuada de professores: Saberes ressignificados e práticas docentes transformadas. Educação & Formação, v. 3, n. 3, p. 88-101, set-dez. 2018. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7146564. Acesso em: 30 abr. 2023.

KRASILCHIK, Myriam. Práticas de Ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 2004. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2038219/mod_resource/content/1/Krasilchik%2C%202004.pdf. Acesso em: 30 abr. 2023.

LACERDA, Caroline Cortez; SEPEL, Lenira Maria Nunes. Percepções de professores da Educação Básica sobre as teorias do currículo. Educação e Pesquisa, v. 45, e197016, 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S1678-4634201945197016.

LAGE, Maria Aparecida Guerra; MORAES, Viviane Rodrigues Alves de; CUNHA, Ana Maria de Oliveira. A Pesquisa Acadêmica Sobre Formação De Professores De Biologia No Brasil (1979-2010): O Contexto Da Produção Nos Programas De Pós-Graduação. Investigações em Ensino De Ciências, Porto alegre, v.24, n.3, p.169-195, dez. 2019. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n3p169.

LEITE, Gabriela; HENRIQUE, Daniel Ross; OLIVEIRA, Francieli de. Educação Ambiental: Sensibilizando Educandos Do Ensino Fundamental Sobre A Importância Ecológica Das Aranhas. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 1, 14 fev. 2020. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/congressoextensao/files/2020/12/Tema-2.pdf. Acesso em: 30 abr. 2023.

LIMA, Maria Jacqueline Girão Soares de. Educação ambiental e ensino de ciências e biologia: tensões e diálogos. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 12, n. 1, p. 115-131, maio, 2019. http://dx.doi.org/10.46667/renbio.v12i1.182.

MELIM, Ana Paula Gaspar; ALMEIDA, Ordália Alves. Políticas públicas, formação de professores e práticas de alfabetização e letramento: o curso de especialização em docência na educação infantil. Laplage em Revista, v. 4, n. 2, p. 133-141, maio, 2018. http://dx.doi.org/10.24115/S2446-6220201842479p.133-141.

NETO, Leonardo Mackeski.; LARA, Alexia Fagundes de; MARTINS, Giovana. Dal Col; BARBOLA, Ivana de Freitas. Exposição didática na prevenção de acidentes por animais peçonhentos entre escolares. Educação Contemporânea, v. 30, n. 17. p.18-23. Disponível em: https://poisson.com.br/livros/Educa_Contemporanea/volume30/Educacao_Contemporanea_vol30.pdf#page=17 Acesso em: 30 abr. 2023.

OLIVEIRA, Hellyson Fidel Araújo; COSTA, Cristiane Francisca; SASSI, Roberto. Injuries caused by venomous animals and folk medicine in farmers from Cuité, State of Paraíba, Northeast Brazil. Revista Brasileira de Epidemiologia [online]. Brasil, v. 16, n. 03, p. 633-643. set, 2013. https://doi.org/10.1590/S1415-790X2013000300008

OLIVEIRA, Lucas. de; NEIMAN, Zysman. Educação Ambiental no Âmbito Escolar: Análise do Processo de Elaboração e Aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) v. 15, n. 3, p. 36–52, 2020. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10474

OLIVEIRA, Sandra Regina Ferreira de; CAIMI, Flávia Eloisa. Vitória Da Tradição ou Resistência Da Inovação: o Ensino de História entre a BNCC, o PNLD e a Escola. Educar em Revista [online]. v. 3, fev. 2021. https://doi.org/10.1590/0104-4060.77041

PICCININI, Claudio; ANDRADE, Maria de. O ensino de Ciências da Natureza nas versões da Base Nacional Comum Curricular, mudanças, disputas e ofensiva liberal-conservadora. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 11, n. 2, p. 34-50, 2018. https://doi.org/10.46667/renbio.v11i2.124

RITA, Ticiana Santa; SISENANDO, Herbert Ary; MACHADO, Claudio. Análise epidemiológica dos acidentes ofídicos no Município de Teresópolis – RJ no período de 2007 a 2010. Revista Ciência Plural, v. 2, n. 2, p. 28-41, 2016. https://doi.org/10.21680/2446-7286.2016v2n2ID9639

SILVA, Deborah Parede Soares; NASCIMENTO, Milena de Souza; CARRIÇO, César; PINTO, Zeneida. Análise do conhecimento sobre animais peçonhentos de alunos do 3º ano do ensino médio das escolas do município de Petrópolis, Rio de Janeiro. Acta Scientiae et Technicae, v. 7, n. 2, p. 51-63, jul. 2020. https://doi.org/10.17648/uezo-ast-v7i2.270

SILVA, Elcy Manoel Mendes da. O estudo das enteroparasitoses como subsídio para a melhoria do ensino de biologia e promoção de saúde. Dissertação de Mestrado (PROFBIO - Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional) – Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31750/1/TCM%20VERS%C3%83O%20FINAL%20REPOSIT%C3%93RIO.pdf. Acesso em: 30 abr. 2023.

TEODORO, Natállia Carrion. Professores De Biologia E Dificuldades Com Os Conteúdos De Ensino. 2017. 147. Tese (Mestrado em Educação para a Ciência) - UEP, Bauru, 2017. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/150427. Acesso em: 30 abr. 2023.

VOGEL, Letícia Tamires. O Dilema Da Exaustão Docente No Século 21. Monografia. (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI - Departamento de Humanidades e Educação. Santa Rosa, p.38. 2020. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/handle/123456789/6782 Acesso em: 30 abr. 2023.

Downloads

Publicado

2023-06-28

Como Citar

Zembruski, F. S., Ortiz, A. ., Confortin, A. C. ., & Lutinski, J. A. (2023). Ensino do Tema Animais Peçonhentos na Educação Básica. Ensino, Saúde E Ambiente, 15(3), 790-806. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a54420

Edição

Seção

Artigos