Representações sociais sobre a água: sentidos atribuídos por professores e alunos do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a54609Palavras-chave:
representação social, teoria do núcleo central, água, ensino fundamental, ensino de ciênciasResumo
Os sentidos atribuídos aos saberes cotidianos, quando este é inserido no espaço-tempo da sala de aula, é uma forma de valorização dos interesses dos alunos, facilitando a aprendizagem do conhecimento escolar e sua relação com outros modos de saber/conhecer a Ciência. Nessa perspectiva, este estudo teve por objetivo analisar as Representações Sociais sobre a Água de 156 discentes e 61 docentes do Ensino Fundamental, aplicando-se um questionário de livre associação de palavras ao termo Água. As respostas foram submetidas aos softwares Evocation 2005, identificando-se a saliência pela análise do Quadrante de Vergès e, IRAMUTEQ, destacando a conectividade dos termos mais expressivos, através da Árvore de Similitude Máxima. O conteúdo das justificativas para a evocação dos termos foi analisado na perspectiva de Bardin, mostrando para o grupo de professores os termos centrais: Limpeza, Sede, Vida, Natureza e Saúde e para o grupo de alunos: Beber água, Desperdício, Economia, Sede e Tomar banho. Da análise de conteúdo emergiram as categorias Cotidiano, Organismo, Recurso Natural e Lazer. A abordagem teórico-metodológica possibilitou a compreensão acerca do contexto em que se formou as RS, refletindo as vivências dos sujeitos e sua relação com o objeto da representação.
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