Representações sociais sobre a água: sentidos atribuídos por professores e alunos do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a54609

Palavras-chave:

representação social, teoria do núcleo central, água, ensino fundamental, ensino de ciências

Resumo

Os sentidos atribuídos aos saberes cotidianos, quando este é inserido no espaço-tempo da sala de aula, é uma forma de valorização dos interesses dos alunos, facilitando a aprendizagem do conhecimento escolar e sua relação com outros modos de saber/conhecer a Ciência. Nessa perspectiva, este estudo teve por objetivo analisar as Representações Sociais sobre a Água de 156 discentes e 61 docentes do Ensino Fundamental, aplicando-se um questionário de livre associação de palavras ao termo Água. As respostas foram submetidas aos softwares Evocation 2005, identificando-se a saliência pela análise do Quadrante de Vergès e, IRAMUTEQ, destacando a conectividade dos termos mais expressivos, através da Árvore de Similitude Máxima. O conteúdo das justificativas para a evocação dos termos foi analisado na perspectiva de Bardin, mostrando para o grupo de professores os termos centrais: Limpeza, Sede, Vida, Natureza e Saúde e para o grupo de alunos: Beber água, Desperdício, Economia, Sede e Tomar banho. Da análise de conteúdo emergiram as categorias Cotidiano, Organismo, Recurso Natural e Lazer. A abordagem teórico-metodológica possibilitou a compreensão acerca do contexto em que se formou as RS, refletindo as vivências dos sujeitos e sua relação com o objeto da representação.

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Biografia do Autor

Michele Bortolai, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, BA, Brasil

Doutora e Mestra em Ensino de Ciências (modalidade Química) pelo PIEC/USP - Programa de Pós Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo, com trabalhos de pesquisa intitulados "Percepções escolares sobre água na perspectiva da Teoria das Representações Sociais" e "PROQUIM em ação: ressignificando o conceito de transformação no Ensino Médio". Especialista em Química, pela Universidade Oswaldo Cruz; Licenciada em Pedagogia - Administração e Supervisão Escolar, pela Universidade de Guarulhos; Bacharel e Licenciada em Química pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do grupo de pesquisa LieQui/USP - Linguagens no Ensino de Química e vice-líder do RESSONAR - Coletivo Universitário de Pesquisa em Representação Social, Narrativas [auto(bio)gráficas] e Argumentação em Educação Científica. Em ambos os grupos tem seus estudos voltados à formação de professores e processos de ensino e aprendizagem em Química. Foi coordenadora pedagógica e professora da Educação Básica na cidade de São Paulo e desde 2019 é professora de Ensino de Química da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, no Centro de Formação de Professores (CFP), Amargosa, Bahia.

Daisy de Brito Rezende, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Licenciada (1977) e Bacharel em Química pela Universidade de São Paulo (1978), obteve o mestrado (1986) e o doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (1994), sob orientação do Professor Vicente Guilherme Toscano. Desde 1991, é professora do Instituto de Química dessa mesma universidade (Departamento de Química Fundamental). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Fotoquímica Orgânica (enodionas, foto-homólise de halocompostos e fotoisomerização, em fase homogênea). Mais recentemente, tem-se voltado a estudos sobre biocatálise e atuado na pesquisa em Ensino de Quimica, sendo orientadora do Programa Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Foi Diretora da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) na gestão de maio de 2008 a maio de 2010, maio de 2016 a maio de 2018 e atualmente da gestão de 2018 - 2020.

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Publicado

2023-06-28

Como Citar

Bortolai, M. M. S., & Rezende, D. de B. (2023). Representações sociais sobre a água: sentidos atribuídos por professores e alunos do ensino fundamental. Ensino, Saude E Ambiente, 15(3), 807-831. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a54609

Edição

Seção

Artigos