Representações sociais sobre a água: sentidos atribuídos por professores e alunos do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a54609

Palavras-chave:

representação social, teoria do núcleo central, água, ensino fundamental, ensino de ciências

Resumo

Os sentidos atribuídos aos saberes cotidianos, quando este é inserido no espaço-tempo da sala de aula, é uma forma de valorização dos interesses dos alunos, facilitando a aprendizagem do conhecimento escolar e sua relação com outros modos de saber/conhecer a Ciência. Nessa perspectiva, este estudo teve por objetivo analisar as Representações Sociais sobre a Água de 156 discentes e 61 docentes do Ensino Fundamental, aplicando-se um questionário de livre associação de palavras ao termo Água. As respostas foram submetidas aos softwares Evocation 2005, identificando-se a saliência pela análise do Quadrante de Vergès e, IRAMUTEQ, destacando a conectividade dos termos mais expressivos, através da Árvore de Similitude Máxima. O conteúdo das justificativas para a evocação dos termos foi analisado na perspectiva de Bardin, mostrando para o grupo de professores os termos centrais: Limpeza, Sede, Vida, Natureza e Saúde e para o grupo de alunos: Beber água, Desperdício, Economia, Sede e Tomar banho. Da análise de conteúdo emergiram as categorias Cotidiano, Organismo, Recurso Natural e Lazer. A abordagem teórico-metodológica possibilitou a compreensão acerca do contexto em que se formou as RS, refletindo as vivências dos sujeitos e sua relação com o objeto da representação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Bortolai, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, BA, Brasil

Doutora e Mestra em Ensino de Ciências (modalidade Química) pelo PIEC/USP - Programa de Pós Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo, com trabalhos de pesquisa intitulados "Percepções escolares sobre água na perspectiva da Teoria das Representações Sociais" e "PROQUIM em ação: ressignificando o conceito de transformação no Ensino Médio". Especialista em Química, pela Universidade Oswaldo Cruz; Licenciada em Pedagogia - Administração e Supervisão Escolar, pela Universidade de Guarulhos; Bacharel e Licenciada em Química pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do grupo de pesquisa LieQui/USP - Linguagens no Ensino de Química e vice-líder do RESSONAR - Coletivo Universitário de Pesquisa em Representação Social, Narrativas [auto(bio)gráficas] e Argumentação em Educação Científica. Em ambos os grupos tem seus estudos voltados à formação de professores e processos de ensino e aprendizagem em Química. Foi coordenadora pedagógica e professora da Educação Básica na cidade de São Paulo e desde 2019 é professora de Ensino de Química da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, no Centro de Formação de Professores (CFP), Amargosa, Bahia.

Daisy de Brito Rezende, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Licenciada (1977) e Bacharel em Química pela Universidade de São Paulo (1978), obteve o mestrado (1986) e o doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (1994), sob orientação do Professor Vicente Guilherme Toscano. Desde 1991, é professora do Instituto de Química dessa mesma universidade (Departamento de Química Fundamental). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Fotoquímica Orgânica (enodionas, foto-homólise de halocompostos e fotoisomerização, em fase homogênea). Mais recentemente, tem-se voltado a estudos sobre biocatálise e atuado na pesquisa em Ensino de Quimica, sendo orientadora do Programa Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Foi Diretora da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) na gestão de maio de 2008 a maio de 2010, maio de 2016 a maio de 2018 e atualmente da gestão de 2018 - 2020.

Referências

ABRIC, Jean Claude. Las Representaciones Sociales: aspectos teóricos. In: Abric, Jean Claude. (org.), Prácticas sociales y representaciones. México: Cultura Libre, 2001, p. 5-17.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto, 1994.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: BRASIL/SEMTEC, 1997. Disponível em: http://portal.BRASIL.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 15 dez. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: BRASIL/CNE. 2017b. Disponível em: http://basenacionalcomum.BRASIL.gov.br. Acesso em: 27 set. 2021.

CASTORINA, José Antonio. A teoria das representações sociais e a psicologia de Vygotsky: o significado de uma análise comparativa. In: ENS, Romilda Teodora; BÔAS, Lucia Pintor Santiso Villas; BEHRENS, Maria Aparecida (org.). Representações sociais: fronteiras, interfaces e contextos. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2013, p. 37-63.

FREITAS, Natália Teixeira Ananias; MARIN, Fátima Aparecida Dias Gomes. Educação ambiental e água: concepções e práticas educativas em escolas municipais. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, SP, v. 26, número especial 1, p. 234-253, jan. 2015. https://doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2813

JESUÍNO, Jorge Correia. Um conceito reencontrado. In: ALMEIDA, Angela Maria de Oliveira; SANTOS, Maria de Fátima de Souza; TRINDADE, Zeidi Araujo (org.). Teoria das Representações Sociais: 50 anos. Brasília: Technopolitik, 2014, p. 41-75.

JODELET, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, Denise. (org.). As representações sociais. Rio de Janeiro, RJ: UERJ, 2001, p. 17-44.

LÜDKE, Menga; ANDRE, Marli Eliza Dalmazo. A pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MOSCOVICI, Serge. A psicanálise, sua imagem e seu público. Petrópolis: Vozes, 2012.

MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

PENIN, Sonia Teresinha de Sousa; ROBERTI, Sheila. Representações sociais e representações do sujeito: dialogando com Moscovici e Lefebvre. In: ENS, Romilda Teodora; BÔAS, Lucia Pintor Santiso Villas; BEHRENS, Maria Aparecida (org.). Representações sociais: fronteiras, interfaces e contextos. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2013, p. 137-171.

POLLI, Gislei Mocelin. Representações sociais do meio ambiente e da água na mudança de paradigmas ambientais. 2012. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2012.

POLLI, Gislei Mocelin; CAMARGO, Brigido Vizeu. Representações Sociais do Meio Ambiente e da Água. Revista Psicologia: Ciência e Profissão, v. 35, n. 4, p. 1310-1326, dez. 2015. https://doi.org/10.1590/1982-3703001622013

POLLI, Gislei Mocelin; KUHNEN, Ariane. Representações Sociais da Água e Tecnologias Sociais. Psico, Porto Alegre, RS, v. 44, n. 1, p. 103-113. jan./mar. 2013.. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/10706/8853 Acesso em 25 nov. 2021.

PULLIN, Elsa Maria Mendes Pessoa; ENS, Romilda Teodora. Teoria das Representações Sociais e Teoria do Núcleo Central: contexto e interfaces. In: ENS, Romilda Teodora; BÔAS, Lucia Pintor Santiso Villas; BEHRENS, Maria Aparecida (org.). Representações sociais: fronteiras, interfaces e contextos. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2013, p. 173-212.

RATINAUD, Pierre; DEJEAN, S. IRAMUTEQ: Interface de R pour les analyses multidimensionnelles de textes et de questionnaires. [S.l.]: Laboratoire LERASS, 2008. Disponível em: http://www.iramuteq.org. Acesso em: 29 out. 2021.

RECEPUTI, Caian Cremasco; PEREIRA, Thaiara Magro, MACHADO, H. S., VOGEL, Marcos; REZENDE, Daisy de Brito Rezende. UFES Chemistry Undergraduate Students’ Social Representations on "Experimentation". In: IOSTE Symposium Book of Proceeding, XVIII, 2018, Malmö: Malmö University. Anais...., 2018, p. 246-256. Disponível em: https://ioste2018.weebly.com/. Acesso em 25 nov. 2021.

RECEPUTI, Caian Cremasco; PEREIRA, Thaiara Magro; VOGEL, Marcos; REZENDE, Daisy de Brito Rezende. Representação social de coordenadores de área do Pibid-Química sobre “experimentação”. Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, MG, v. 22, p. 1-29, set. 2020a. https://doi.org/10.1590/21172020210125

RECEPUTI, Caian Cremasco; PEREIRA, Thaiara Magro; VOGEL, Marcos; REZENDE, Daisy de Brito Rezende. A experimentação pelo olhar de graduandos em química: relações com o contexto formativo. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, RS, v. 25, n. 2, p. 313-331, ago. 2020b. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n2p313

ROCHA, André Santos da. Algumas considerações sobre espaço e representação: subsídios para uma análise geográfica. In: Congresso Brasileiro de Organização do Espaço, 1. e Seminário de Pós-Graduação em Geografia, 10., 2010, Rio Claro, SP. Anais… Rio Claro, 2010. Disponível em: https://www.academia.edu/22023233/ALGUMAS_CONSIDERA%C3%87%C3%95ES_SOBRE_ESPA%C3%87O_E_REPRESENTA%C3%87%C3%83O_SUBS%C3%8DDIOS_PARA_UMA_AN%C3%81LISE_GEOGR%C3%81FICA?auto=download Acesso em: 29 out. 2021.

SÁ, Celso Pereira de. Núcleo Central das representações sociais. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

SÁ, Celso Pereira de. Representações Sociais: o conceito e o estado atual da teoria. In: SPINK, Mary Jane. O conhecimento no cotidiano: as representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1995, p. 19-45.

VERGÈS, P., JUNIQUE, C., BARRY, W., SCANO, S.; ZELIGER, R. Ensembles de programmes permettant l’analyse des evocations. Aix en Provence: Université Aix en Provence, (2003).

VOGEL, Marcos. Influências do PIBID na Representação Social de licenciandos em Química sobre ser “professor de Química”. 2016. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação, Instituto de Física, Instituto de Química e Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

Downloads

Publicado

2023-06-28

Como Citar

Bortolai, M. M. S., & Rezende, D. de B. (2023). Representações sociais sobre a água: sentidos atribuídos por professores e alunos do ensino fundamental. Ensino, Saúde E Ambiente, 15(3), 807-831. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a54609

Edição

Seção

Artigos