Aula prática de Imunologia realizada por bolsistas do PIBID em duas turmas de Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2025.v18.a63911Palavras-chave:
ensino de ciências, experimento de biologia, formação inicial de professores, PIBIDResumo
Este artigo, de natureza qualitativa, apresenta um relato de experiência de uma aula prática realizada em duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio utilizando materiais de baixo custo, para a aprendizagem da imunização humana. A observação dos espaços escolares aponta para dificuldades enfrentadas pelos professores da área de Ciências da Natureza, principalmente relacionados aos livros didáticos, assim como a escassez de materiais pedagógicos diversificados para esta área, levando a dificuldades de aprendizagem pelos estudantes. Considerando o tema em questão e a necessidade de ensinar de forma mais dinâmica, a aplicação da atividade mostrou-se eficaz e com possibilidade de replicação, uma vez que os estudantes alcançaram o objetivo proposto, demonstraram que entenderam a prática e a importância da vacinação como medida de contenção de doenças.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Jeferson Geison de. Desenvolvimento de kit didático pedagógico para o ensino de microbiologia em escolas de educação básica. 2019. Dissertação. (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Governador Valadares, 2019. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11276
ANDRADE, Viviane Abreu de; ARAÚJO-JORGE, Tania Cremonini de; SILVA, Robson Coutinho. Concepções Discentes sobre Imunologia e Sistema Imune Humano. Investigações em Ensino de Ciências, v. 21, n. 3, p. 01–22, 2016. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n3p1.
BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC/SEB, 2024. Disponível em http://basenacional.mec.gov.br/. Acesso em: 25 mar. 2024.
CUNHA, Marcia Borin. Química “mal dita” em Fake Science. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 6, p.1-25, 2021. https://doi.org/10.26843/rencima.v12n6a09
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia - Saberes Necessários à Prática Educativa. 39.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
GALHARDI, Cláudia Pereira et al. Fato ou Fake? Uma análise da desinformação frente à pandemia da Covid-19 no Brasil. Ciência & saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, supl.2, p. 4201-4210, 2020. https://doi.org/10.1590/1413-812320202510.2.28922020
GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação (SEDUC). Itinerários formativos. 2022. Disponível em: https://site.educacao.go.gov.br/novo-ensino-medio#itinerarios-formativos Acesso em: 20 nov. 2023.
GOMES, Sheila Freitas; PENNA, Julian Coelho Braga de Oliveira; ARROIO, Agnaldo. Fake News Científicas: Percepção, Persuasão e Letramento. Ciência & Educação, Bauru, v. 26. 2020. https://doi.org/10.1590/1516-731320200018
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissionalização: formar-se para a mudança e a incerteza. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2022. (Coleção questões da nossa época; v.14).
KRASILCHIK, Miriam. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: Edusp, 2019.
LINS, Layse Rodrigues do Rozario Teixeira et al. Tecnologia educacional lúdica para o conteúdo de imunologia no ensino médio. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62683. Acesso em: 19 maio 2024.
MORESCO, T. R. O potencial da experimentação no desenvolvimento de habilidades cognitivas e na qualificação do ensino sobre microrganismos na educação básica. 2017. 236 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12165
SAMPAIO, Isadora de Macedo et al. Uso de uma sequência didática para introduzir o aprendizado da imunologia básica em escolares da rede pública: um relato de experiência. Extramuros, v. 8, n. 2, p. 243-255, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/extramuros/article/view/2072. Acesso em: 19 maio 2024.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005. https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300009
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Wanessa Cristiane Gonçalves Fialho, Flávia Assumpção Santana

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.