Aula prática de Imunologia realizada por bolsistas do PIBID em duas turmas de Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2025.v18.a63911

Palavras-chave:

ensino de ciências, experimento de biologia, formação inicial de professores, PIBID

Resumo

Este artigo, de natureza qualitativa, apresenta um relato de experiência de uma aula prática realizada em duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio utilizando materiais de baixo custo, para a aprendizagem da imunização humana. A observação dos espaços escolares aponta para dificuldades enfrentadas pelos professores da área de Ciências da Natureza, principalmente relacionados aos livros didáticos, assim como a escassez de materiais pedagógicos diversificados para esta área, levando a dificuldades de aprendizagem pelos estudantes. Considerando o tema em questão e a necessidade de ensinar de forma mais dinâmica, a aplicação da atividade mostrou-se eficaz e com possibilidade de replicação, uma vez que os estudantes alcançaram o objetivo proposto, demonstraram que entenderam a prática e a importância da vacinação como medida de contenção de doenças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wanessa Cristiane Gonçalves Fialho, Universidade Estadual de Goiás, Quirinópolis, GO, Brasil

Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPEC), na Universidade Estadual de Goiás (UEG). Pós-doutora pela PUC de Campinas (2021), na Linha de Pesquisa Políticas Públicas em Educação. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2019), na Linha de Pesquisa Políticas Públicas em Educação, participando também do grupo de estudos de fundamentos da educação, do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC-Campinas. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2008). Especialização em farmacologia pela Universidade Federal de Lavras (2009) e especialização em psicopedagogia pela Faculdade Católica de Uberlândia (2005). Possui graduação em Biologia - Licenciatura Plena pelo Centro Universitário do Triângulo (2005) e graduação em Farmácia Bioquímica Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (2002). Atualmente é docente de ensino superior do quadro permanente, da Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, ensino de ciências e biologia

Flávia Assumpção Santana, Universidade Estadual de Goiás, Quirinópolis, GO, Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas- Licenciatura (2000), e Bacharel (2002) pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestrado (2003) e Doutorado (agosto/2008) em Genética e Bioquímica pela Universidade Federal de Uberlândia Atualmente é Docente da Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: peçonha, expressão gênica, Hymenopteras (abelhas e formigas). Realiza pesquisas na área de biologia geral, controle biológico e citogenética de insetos

Referências

ALMEIDA, Jeferson Geison de. Desenvolvimento de kit didático pedagógico para o ensino de microbiologia em escolas de educação básica. 2019. Dissertação. (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Governador Valadares, 2019. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11276

ANDRADE, Viviane Abreu de; ARAÚJO-JORGE, Tania Cremonini de; SILVA, Robson Coutinho. Concepções Discentes sobre Imunologia e Sistema Imune Humano. Investigações em Ensino de Ciências, v. 21, n. 3, p. 01–22, 2016. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n3p1.

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC/SEB, 2024. Disponível em http://basenacional.mec.gov.br/. Acesso em: 25 mar. 2024.

CUNHA, Marcia Borin. Química “mal dita” em Fake Science. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 6, p.1-25, 2021. https://doi.org/10.26843/rencima.v12n6a09

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia - Saberes Necessários à Prática Educativa. 39.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

GALHARDI, Cláudia Pereira et al. Fato ou Fake? Uma análise da desinformação frente à pandemia da Covid-19 no Brasil. Ciência & saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, supl.2, p. 4201-4210, 2020. https://doi.org/10.1590/1413-812320202510.2.28922020

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação (SEDUC). Itinerários formativos. 2022. Disponível em: https://site.educacao.go.gov.br/novo-ensino-medio#itinerarios-formativos Acesso em: 20 nov. 2023.

GOMES, Sheila Freitas; PENNA, Julian Coelho Braga de Oliveira; ARROIO, Agnaldo. Fake News Científicas: Percepção, Persuasão e Letramento. Ciência & Educação, Bauru, v. 26. 2020. https://doi.org/10.1590/1516-731320200018

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissionalização: formar-se para a mudança e a incerteza. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2022. (Coleção questões da nossa época; v.14).

KRASILCHIK, Miriam. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: Edusp, 2019.

LINS, Layse Rodrigues do Rozario Teixeira et al. Tecnologia educacional lúdica para o conteúdo de imunologia no ensino médio. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62683. Acesso em: 19 maio 2024.

MORESCO, T. R. O potencial da experimentação no desenvolvimento de habilidades cognitivas e na qualificação do ensino sobre microrganismos na educação básica. 2017. 236 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12165

SAMPAIO, Isadora de Macedo et al. Uso de uma sequência didática para introduzir o aprendizado da imunologia básica em escolares da rede pública: um relato de experiência. Extramuros, v. 8, n. 2, p. 243-255, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/extramuros/article/view/2072. Acesso em: 19 maio 2024.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005. https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300009

Downloads

Publicado

2025-04-23

Como Citar

Cristiane Gonçalves Fialho, W., & Santana, F. A. (2025). Aula prática de Imunologia realizada por bolsistas do PIBID em duas turmas de Ensino Médio . Ensino, Saúde E Ambiente, 18. https://doi.org/10.22409/resa2025.v18.a63911

Edição

Seção

Artigos