PANORAMA DESCRITIVO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM ARTIGOS CIENTÍFICOS SOBRE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21177Abstract
A pesquisa em Educação em Ciências no Brasil tem apresentando uma produção significativa a partir da criação dos programas de pós-graduação. Estudos investigativos sobre essa produção dão uma visão sobre os caminhos percorridos e contribuem para apontar tendências, resultados, lacunas e limitações que irão auxiliar pesquisadores e profissionais que atuam nesse campo de conhecimento a resolver problemas e encaminhar novas investigações. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um panorama descritivo dos artigos publicados que tratam da produção acadêmica em Educação em Ciências em revistas brasileiras do campo. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica das revistas da área de Ensino de Ciências avaliadas pelo Qualis CAPES nos estratos A, B1 e B2. Foram localizadas 7 revistas e, após pesquisa em cada um dos títulos, encontrou-se 17 artigos que foram caracterizados considerando o número de artigos por ano de publicação, tipo de material analisado, principais disciplinas e temáticas estudadas. A área de Educação em Ciências aparece como principal interesse de estudo, os artigos e teses/dissertações são os tipos de materiais com maior frequência nas pesquisas realizadas. A distribuição de 2002 a 2013 não apresentou tendência crescente. As temáticas específicas são enfocadas na maioria dos trabalhos.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.




