Ubuntu Ethics in Discussions on Scientific Experimentation: Coloniality and (De)Humanization in Chemistry Teaching

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a42594

Keywords:

experimentation, scientific ethics, black women, human rights

Abstract

This article is configured in a theoretical essay that aims to highlight the possibilities of ethical discussions based on experimentation in the Teaching Chemistry. Through a wide literature review we approach some historical aspects about experimentation in the Teaching of Chemistry, in conjunction with the concept of citizenship, highlighting that we do not train for citizenship if we leave aside discussions that are that are in the field of interculturality. We emphasize the need for the debate on decoloniality and ubuntu ethics in the production of experimental scientific knowledge based on the case of the use of Haitian and Puerto Rican women as guinea pigs for testing contraceptive pills in the 1960 aiming to problematize the colonialist motivations behind of these empirical practices.

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Author Biographies

  • Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

    Licenciado em Química pela Universidade Federal Fluminense (2012), Mestre e Doutor em Ciência, Tecnologia e Educação pelo CEFET-RJ (2017). Foi professor da Escola Básica. Trabalhou entre 2014 e 2017 na Universidade Federal do Tocantins (UFT), entre 2017 e 2019 na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente, é professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Editor da seção Debates em Direitos Humanos, Culturas e Justiça Social no Ensino de Química da Revista REDEQUIM. Coordenador da Coleção ?Culturas, Direitos Humanos e Diversidades na Educação em Ciências?. Nos últimos anos começou a se dedicar ao estudos sobre Jogos Digitais e sua relação com a Educação Científica e Tecnológica.

  • Barbara Carine Soares Pinheiro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA

    Possui graduação em Química e em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professora Adjunto III na Universidade Federal da Bahia. Tem mestrado e doutorado em Ensino de Química pelo programa de pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS. Realizou estágio de Pós-doutorado na Cátedra de Educação Básica - IEA USP. Foi coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de 2015 a 2018. Também foi membro dos conselhos superiores CAE e CONSEPE de 2016 a 2018. Foi vice-diretora do Instituto de Química da UFBA de (2019 - 2022). Hoje é membro do corpo permanente de docentes do Programa de pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS. Atua como coordenadora do Grupo de Pesquisa em Diversidade e Criticidade nas Ciências Naturais (DICCINA), desenvolvendo pesquisas nas linhas de pesquisa: Formação de professoras e professores na perspectiva crítico-decolonial; Diversidade no Ensino de Ciências. Sócia-fundadora e Consultora Pedagógica na Escola Afro-Brasileira Maria Felipa, primeira escola Afro-brasileira do Brasil. Recebeu da Câmara Municipal de Salvador o Prêmio Maria Felipa 2021. Autora de nove livros, dentre eles: "@Descolonizando_Saberes: mulheres negras na ciência", um dos 10 finalistas na categoria Ciência ao Prêmio Jabuti 2021 e "História preta das coisas: 50 invenções científico-tecnológicas de pessoas negras" um dos 10 finalistas na categoria Ciência ao Prêmio Jabuti 2022. Mãe, nordestina e militante negra.

  • José Euzébio Simões Neto, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE

    Sou licenciado em Química pela UFPE (2005). Depois, peguei um "Barro/Macaxeira" para cursar o mestrado e o doutorado em Ensino das Ciências no PPGEC/UFRPE (2009 e 2016, respectivamente). Comecei a ser professor em 2002, atuando em projetos, escolas, cursinhos e pré-vestibulares, até que em 2010 fui morar em Serra Talhada, para ser professor da licenciatura em Química, na UAST/UFRPE. Depois de passar quase quatro anos na terra de Lampião, atualmente sou professor no Departamento de Química da UFRPE, vinculado a área de Ensino de Química. Ainda, sou professor permanente no PPGEC (UFRPE) e no PPGECM (UFPE) e editor da REDEQUIM - Revista Debates em Ensino de Química. Tenho interesse em muita coisa, incluindo Ensino de Química.

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Published

2023-05-23

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Articles

How to Cite

Ubuntu Ethics in Discussions on Scientific Experimentation: Coloniality and (De)Humanization in Chemistry Teaching. (2023). Teaching, Health and Environment, 15(3), 543-559. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a42594