PESQUISA-AÇÃO SOBRE APRENDIZAGEM DE MICROBIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Authors

  • Luiz Sodré Neto Universidade Federal de Campina Grande Laboratório de Ensino de Microbiologia
  • Jhousymere Almeida Diniz Universidade Federal de Campina Grande Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i2.a21221

Abstract

A responsabilidade do professor do Ensino Básico perpassa o cumprimento de programas de disciplinas específicas, chegando à análise do que os estudantes já conhecem, para que sejam desenvolvidas e/ou adaptadas as estratégias de trabalho planejadas. Além do que os estudantes sabem, é importante entender como eles aprendem e, a partir disso, estabelecer a conduta em sala de aula, considerando principalmente às possíveis relações entre os conteúdos e a realidade deles. O presente trabalho objetivou analisar a aprendizagem sobre microrganismos e suas funções, assim como sugerir estratégias de melhoria no ensino. Para isto, foi aplicado um questionário do qual a análise dos resultados subsidiou o planejamento e a execução de uma intervenção na escola-alvo na intenção de apresentar aspectos da microbiologia aplicada e do ensino do tema. Considerou-se, portanto, que parece haver lacunas no ensino que podem ser identificadas, se a sala de aula funcionar também como um campo de pesquisa para o professor, e que propostas de contextualização podem auxiliar na aprendizagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Luiz Sodré Neto, Universidade Federal de Campina Grande Laboratório de Ensino de Microbiologia

Centro de Educação e Saúde

Ensino de ciências e biologia

Published

2016-09-14

How to Cite

Sodré Neto, L., & Diniz, J. A. (2016). PESQUISA-AÇÃO SOBRE APRENDIZAGEM DE MICROBIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. Teaching, Health and Environment, 9(2). https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i2.a21221

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)