PESQUISA-AÇÃO SOBRE APRENDIZAGEM DE MICROBIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Luiz Sodré Neto Universidade Federal de Campina Grande Laboratório de Ensino de Microbiologia
  • Jhousymere Almeida Diniz Universidade Federal de Campina Grande Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i2.a21221

Resumo

A responsabilidade do professor do Ensino Básico perpassa o cumprimento de programas de disciplinas específicas, chegando à análise do que os estudantes já conhecem, para que sejam desenvolvidas e/ou adaptadas as estratégias de trabalho planejadas. Além do que os estudantes sabem, é importante entender como eles aprendem e, a partir disso, estabelecer a conduta em sala de aula, considerando principalmente às possíveis relações entre os conteúdos e a realidade deles. O presente trabalho objetivou analisar a aprendizagem sobre microrganismos e suas funções, assim como sugerir estratégias de melhoria no ensino. Para isto, foi aplicado um questionário do qual a análise dos resultados subsidiou o planejamento e a execução de uma intervenção na escola-alvo na intenção de apresentar aspectos da microbiologia aplicada e do ensino do tema. Considerou-se, portanto, que parece haver lacunas no ensino que podem ser identificadas, se a sala de aula funcionar também como um campo de pesquisa para o professor, e que propostas de contextualização podem auxiliar na aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Sodré Neto, Universidade Federal de Campina Grande Laboratório de Ensino de Microbiologia

Centro de Educação e Saúde

Ensino de ciências e biologia

Downloads

Publicado

2016-09-14

Como Citar

Sodré Neto, L., & Diniz, J. A. (2016). PESQUISA-AÇÃO SOBRE APRENDIZAGEM DE MICROBIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. Ensino, Saúde E Ambiente, 9(2). https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i2.a21221

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)