Educação em sustentabilidade na formação docente superior em Pedagogia: uma revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i2.a45473Palabras clave:
educação para a sustentabilidade;, formação docente;, pedagogia., revisão da literaturaResumen
A importância da formação inicial de docentes em educação em sustentabilidade (EpS) tem sido ampliada, a partir da Agenda 2030. Contudo, poucas são as produções científicas publicadas que tratam de práticas educativas no processo de ensino-aprendizagem desse tipo de formação educacional. Esta revisão de literatura procurou examinar as evidências existentes em estudos publicados em periódicos que discutem sobre a EpS, incluindo as práticas educativas implementadas e as lacunas existentes. A revisão da literatura realizada encontrou 19 artigos de periódicos revisados por pares. Destas, apenas 6 publicações foram analisadas disponibilizados nas bases SciELO, Google Scholar e ERIC, utilizando-se de processos de exclusão em diversas etapas. A estratégia seguida consistiu em localizar documentos por uma estratégia de busca confiável; estabelecer os critérios para a seleção de documentos a serem analisados a partir dos documentos localizados e analisar rigorosamente os documentos selecionados com base em critérios e dimensões claros e precisos. Os resultados apontaram para a existência de lacunas nas literaturas sobre as maneiras de como a EpS vem sendo abordada no contexto da formação docente no ensino superior, mais precisamente no curso de Pedagogia, apesar da sua importância diante da atual situação de insustentabilidade do planeta.
Descargas
Citas
AVERY, Helen; NORDÉN, Birgitta. Working with the divides: two critical axes in development for transformative professional practices. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 18, n. 5, p. 666-680, 2017. https://doi.org/10.1108/IJSHE-03-2016-0039
BENTO, António. Como fazer uma revisão da literatura: considerações teóricas e práticas. Revista JA, 65 (7), 42-44, 2012. Disponível em: https://www.academia.edu/31885636/COMO_FAZER_UMA_REVIS%C3%83O_DA_LITERATURA_CONSIDERA%C3%87%C3%95ES_TE%C3%93RICAS_E_PR%C3%81TICAS. Acesso em: 1 ago. 2022
BUCKLER, Carolee; CREECH, Heather. Shaping the future we want: un decade of education for sustainable development; Final Report. UNESCO. Paris, France, 2014. Disponível em https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000230171 Acesso em: 1 ago. 2022
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
CODINA, Luis; LOPEZOSA, Carlos. Documentación periodística: búsqueda avanzada y bases de datos de prensa 2020. Barcelona, Área de Formatos Digitales, 2020.
COTTON, Debby; WINTER, Jennie. It’s not just bits of paper and light bulbs’: a review of sustainability pedagogies and their potential for use in higher education. In: Sustainability Education: Perspectives and Practice across Higher Education, edited by P. Jones, D. Selby, and S. Sterling, 39-54. London: Earthscan, 2010.
FISCHER, Marta Luciane. Tem um estudante autista na minha turma! E agora? O Diário Reflexivo Promovendo a Sustentabilidade Profissional no Desenvolvimento de Oportunidades Pedagógicas para Inclusão. Revista Brasileira de Educação Especial. Bauru, v. 25, n. 4, p. 535-552, 2019. https://doi.org/10.1590/s1413-65382519000400001
FREIRE, Ana Maria. Educação para a sustentabilidade: implicações para o currículo escolar e para a formação de professores. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 2, n. 1, p. 141-154, 2007. https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v2i1p141-154.
GADOTTI, Moacir. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década da educação para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008.
IDEIA SUSTENTÁVEL. Universidades declaram compromissos com a sustentabilidade na Rio+20. Disponível em: https://www.ideiasustentavel.com.br/universidades-declaram-compromissos-com-a-sustentabilidade-na-rio20/. Acesso em: 01 jul. 2020.
JERONEN, Eila; PALMBERG, Irmeli; YLI-PANULA, Eija. Teaching methods in biology education and sustainability education including outdoor education for promoting sustainability: a literature review. Education Sciences. 2017, v. 7, n. 1, 2017. https://doi.org/10.3390/educsci7010001.
JACOBI, Pedro. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 118, p. 189-206, 2003. https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000100008
KUHLMAN, Tom; FARRINGTON, Jonh. What is Sustainability? Sustainability, v. 2, 3436-3448, 2010. https://doi.org/10.3390/su2113436.
LEAL FILHO, Walter. Sustainability 2.0 a new age of sustainable development in higher education", International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 16, n. 1. https://doi.org/10.1108/IJSHE-10-2014-0149.
LOZANO, Rodrigo et al. A review of commitment and implementation of sustainable development in higher education: results from a worldwide survey. Journal of Cleaner Production, v. 108, p. 1-18, 2015. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2014.09.048
MORA, William Manuel. Desarrollo de capacidades y formación en competencias ambientales en el profesorado de ciencias. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnología - Tecné, Episteme y Didaxis, n. 38, p. 185-203, 2015. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/ted/n38/n38a11.pdf. Acesso em: 10 fev. 2021.
MOUSENA, Eleni; SIDIROPOULOU, Trifeni; SIDIROPOULOU, Maretta. Curriculum for Citizenship and Sustainability. In book: Pedagogy - Challenges, Recent Advances, New Perspectives, and Applications [Working Title, 2022. DOI: 10.5772/intechopen.103981.
NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL-ONU BR. A Agenda 2030. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/. Acesso em: 08 jul. 2020.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de Freitas. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
PUCCINI, Lucas Rebelo Silva et al. Comparativo entre as bases de dados PubMed, SciELO e Google Acadêmico com o foco na temática Educação Médica. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 10, n. 28, p. 75-82, 2015. https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v10.n28.301.
RESTREPO, Maria Mercedes Callejas; BLANCO-PORTELA, Norka; LADINO-OSPINA, Yolanda; SIGUA, Rosa Nidia Tuay; VARGAS, Kenneth Ochoa. Professional development of university educators in ESD: a study from pedagogical styles. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 18, n. 5, p. 648-665, 2017. https://doi.org/10.1108/IJSHE-02-2016-0031
SANTOS, Fernando Sebra; ALMEIDA FILHO, Naomar. A quarta missão da Universidade: internacionalização na sociedade do conhecimento. Brasília: Editora UnB; Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012.
SILVA, Valdenildo da Silva.; PONTES, Julio Cesar de. Educação para a sustentabilidade em currículos da educação básica: implementação e desafios. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 5, p. 30320-30330, 2020. https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-475.
SAUCEDO, Kellys Regina Rodio; PIETROCOLA, Maurício. Características de pesquisas nacionais e internacionais sobre temas controversos na Educação Científica. Ciência & Educação (Bauru), v. 25, n. 1, p. 215-233, 2019. https://doi.org/10.1590/1516-731320190010014
STERLING, Stephen. Learning for resilience, or the resilient learner: towards a necessary reconciliation in a paradigm of sustainable education. Environmental Education Research, v. 16, n. 5-6, p. 511-528, 2010. https://doi.org/10.1080/13504622.2010.505427.
TILBURY, Daniella. Education for sustainability in higher education. Report commissioned by UNESCO ESD secretariat to inform the 3rd Global DESD report and global action programmed (In Prep), 2015.
UNESCO. Década da Educação das Nações Unidas para um Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: documento final do esquema internacional de implementação. Brasília: UNESCO, 120p, 2005.
UNITED NATIONS. The Millennium Development Goals Report. 2015. p. 21. https://www.un.org/millenniumgoals/2015_MDG_Report/pdf/MDG%202015%20rev%20(July%201).pdf. Acesso em: 10 fev. 2021.
VARELA-LOSADA, Mercedes; ARIAS-CORREA, Azucena; VEGA-MARCOTE, Pedro. Educar para a mudança e a sustentabilidade: Avaliação de uma proposta de aprendizagem experiencial para capacitar os professores em formação inicial. Revista Portuguesa de Educação, v. 32, n. 2, p. 57-73, 2019. https://doi.org/10.21814/rpe.15303.
VASCONCELLOS, Maura Maria Morita; SORDI, Mara Regina Lemes de. Formar professores universitários: tarefa (im)possível? Interface, Botucatu, v. 20, n. 57, p. 403-414, June 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/PMS5QC5x6Bf6N8tLHsQbhrC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 fev. 2021.
VILCHES, Amparo; PÉRES, Daniel Gil. La educación para la sostenibilidad en la universidad: el reto de la formación del profesorado, Ambientalización curricular y sostenibilidad. Nuevos retos de profesionalización docente, v. 16, n. 2, 2012. http://www.ugr.es/~recfpro/rev162ART2.pdf Acesso em: 10 fev. 2021.
WALS, Arjen E. J. Social learning towards a sustainable world: principles, perspectives, and praxis. Wageningen Academic Publishens, The Netherlands, 2007.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Ensino, Saude e Ambiente
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.