Educação em sustentabilidade na formação docente superior em Pedagogia: uma revisão da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i2.a45473

Palavras-chave:

educação para a sustentabilidade;, formação docente;, pedagogia., revisão da literatura

Resumo

A importância da formação inicial de docentes em educação em sustentabilidade (EpS) tem sido ampliada, a partir da Agenda 2030. Contudo, poucas são as produções científicas publicadas que tratam de práticas educativas no processo de ensino-aprendizagem desse tipo de formação educacional. Esta revisão de literatura procurou examinar as evidências existentes em estudos publicados em periódicos que discutem sobre a EpS, incluindo as práticas educativas implementadas e as lacunas existentes. A revisão da literatura realizada encontrou 19 artigos de periódicos revisados por pares. Destas, apenas 6 publicações foram analisadas disponibilizados nas bases SciELO, Google Scholar e ERIC, utilizando-se de processos de exclusão em diversas etapas. A estratégia seguida consistiu em localizar documentos por uma estratégia de busca confiável; estabelecer os critérios para a seleção de documentos a serem analisados a partir dos documentos localizados e analisar rigorosamente os documentos selecionados com base em critérios e dimensões claros e precisos. Os resultados apontaram para a existência de lacunas nas literaturas sobre as maneiras de como a EpS vem sendo abordada no contexto da formação docente no ensino superior, mais precisamente no curso de Pedagogia, apesar da sua importância diante da atual situação de insustentabilidade do planeta.

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Biografia do Autor

André Menezes de Jesus, Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Possuo graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Tiradentes. Especialista na área de Recursos Humanos UNIT (MBA - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS), Pós-graduado pela Universidade Federal de Sergipe (Gestão de Políticas Públicas com Foco em Gênero e Raças), Graduado em Pedagogia pela Faculdade São Luís de França concluído em 2013/1, atuou como TUTOR da ESAF (Escola de Administração Fazendária) 2013, Pós-graduado em Gestão Escolar: Pedagogia Empresarial, fui responsável pelo setor de RH da empresa SIGMARHOH WELL TESTING SERVICE (Analista de Recursos Humanos), atuei como Pedagogo do Núcleo de Apoio ao Ensino NAE/NAP da Faculdade Uninassau - Rio Grande do Norte-Natal, professor e coordenador do curso de Pedagogia da Uninassau Natal, e como coordenador acadêmico da Faculdade Anhanguera polo Natal, mestre em Ciências Ambientais do Programa de Pós-graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Atualmente estou coordenador pedagógico do colégio de Nossa Senhora de Fátima - CNSF Natal/RN.

Valdenildo Pedro da Silva, Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN,

Pós-doutor em Sustentabilidade de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2012), Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1997), Graduado em Geografia (UFRN) e Graduado em Pedagogia (FAPAN). Tem atuação em cursos superiores como o de Pedagogia (UFPB), Geografia, Gestão Ambiental e nos cursos de Controle Ambiental e de Petróleo e Gás; bem como na pós-graduação latu sensu de Gestão Ambiental, de Educação Ambiental e Geografia do Semiárido, de Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos e coordenou o Mestrado Profissional em Uso Sustentável de Recursos Naturais (PPgUSRN/IFRN) de 2015 a 12 de junho de 2017. Em 2021 e 2022 foi classificado pelo AD Scientific Index / Scientist Rankings (Alper-Doger Scientific Index; https://www.adscientificindex.com/) como um dos cientistas mais influentes do mundo. O Índice Científico Alper-Doger é o primeiro e único estudo a mostrar os coeficientes de produtividade total e dos últimos cinco anos de cientistas. O resultado é obtido a partir dos índices h e i10, além de citações no Google Scholar (https://scholar.google.com/citations?user=5BPaoAUAAAAJ&hl=en&oi=ao). 

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Publicado

2022-12-18

Como Citar

Jesus, A. M. de, & Silva, V. P. da. (2022). Educação em sustentabilidade na formação docente superior em Pedagogia: uma revisão da literatura. Ensino, Saúde E Ambiente, 15(2), 388-404. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i2.a45473

Edição

Seção

Artigos