Luz síncrotron promovendo o giro decolonial
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i2.a54197Palabras clave:
Escola Sirius, luz síncrotron, decolonialidade, ensino de física, formação de professoresResumen
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado de caráter qualitativo, visando, inicialmente, investigar como os cursos de formação continuada contribuem para que docentes da área de exatas transformem suas práticas de ensino, por meio da valorização dos seus saberes e das possibilidades de reflexão e aprendizagem. Pela análise do discurso dos sujeitos participantes de um curso de formação continuada de professores, percebeu-se que, no imaginário deles, existia um local exclusivo de produção de conhecimento significativo e que esse tipo de percepção colaborava de maneira efetiva para invisibilizar contribuições científicas brasileiras. Os dados empíricos foram produzidos pela observação participante durante a Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM) oferecida presencialmente nos anos de 2019 e 2020, a partir de narrativas dos sujeitos participantes. Os resultados indicam uma subalternização epistemológica por meio de discursos que exaltam a produção científica de países europeus e que apagam a produção científica brasileira. As análises também indicam o papel da ESPEM na promoção de uma virada decolonial.
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