PESQUISA-AÇÃO SOBRE APRENDIZAGEM DE MICROBIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Luiz Sodré Neto Universidade Federal de Campina Grande Laboratório de Ensino de Microbiologia
  • Jhousymere Almeida Diniz Universidade Federal de Campina Grande Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i2.a21221

Resumo

A responsabilidade do professor do Ensino Básico perpassa o cumprimento de programas de disciplinas específicas, chegando à análise do que os estudantes já conhecem, para que sejam desenvolvidas e/ou adaptadas as estratégias de trabalho planejadas. Além do que os estudantes sabem, é importante entender como eles aprendem e, a partir disso, estabelecer a conduta em sala de aula, considerando principalmente às possíveis relações entre os conteúdos e a realidade deles. O presente trabalho objetivou analisar a aprendizagem sobre microrganismos e suas funções, assim como sugerir estratégias de melhoria no ensino. Para isto, foi aplicado um questionário do qual a análise dos resultados subsidiou o planejamento e a execução de uma intervenção na escola-alvo na intenção de apresentar aspectos da microbiologia aplicada e do ensino do tema. Considerou-se, portanto, que parece haver lacunas no ensino que podem ser identificadas, se a sala de aula funcionar também como um campo de pesquisa para o professor, e que propostas de contextualização podem auxiliar na aprendizagem.

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Biografia do Autor

Luiz Sodré Neto, Universidade Federal de Campina Grande Laboratório de Ensino de Microbiologia

Centro de Educação e Saúde

Ensino de ciências e biologia

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Publicado

2016-09-14

Como Citar

Sodré Neto, L., & Diniz, J. A. (2016). PESQUISA-AÇÃO SOBRE APRENDIZAGEM DE MICROBIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. Ensino, Saude E Ambiente, 9(2). https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i2.a21221

Edição

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