EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE CAMPO EM AMBIENTES NATURAIS PARA A DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA JOAQUIM PARENTE NA CIDADE DE BOM JESUS – PI

Autores

  • JONIEL MENDES DE ARAUJO UNIVERSIDADE FEDERAL DO GOIÁS
  • Geovania Figueiredo da Silva Universidade Federal do Piauí
  • Luciana Barboza Silva Universidade Federal do Piauí
  • Gilvan Rodrigues dos Santos Universidade Estadual do Piauí
  • JOHNNY IGLESIAS MENDES ARAUJO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2015.v8i2.a21202

Resumo

Esta pesquisa teve como proposta, verificar as contribuições que as aulas de campo em ambientes naturais, podem proporcionar ao processo ensino-aprendizagem. A metodologia do trabalho consistiu em acompanhar os alunos da turma do 3º ano do Ensino Médio da escola Joaquim Parente do município de Bom Jesus/PI, em uma aula de campo na Estação Ecológica de Uruçuí-Una no município de Baixa Grande do Ribeiro - PI. As atividades realizadas foram de interação aluno/ambiente, com a perspectiva de promover o pensamento voltado para a preservação ambiental nos alunos, sensibilizando e promovendo a mobilização para as questões ambientais. Concluiu-se que as atividades realizadas durante a aula de campo proporcionou uma ressignificação no conhecimento dos alunos, de modo que, estes se interessaram pelas questões de cunho ecológico e da preservação ambiental. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • JONIEL MENDES DE ARAUJO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO GOIÁS
    MESTRANDO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:FARMACOLOGIA E FISIOLOGIA
  • Geovania Figueiredo da Silva, Universidade Federal do Piauí
    Licenciada em Ciências Biológicas
  • JOHNNY IGLESIAS MENDES ARAUJO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
    MESTRANDO EM ZOOTECNIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: MLHORAMENTO GENÉTICO E REPRODUÇÃO ANIMAL

Downloads

Publicado

2015-09-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE CAMPO EM AMBIENTES NATURAIS PARA A DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA JOAQUIM PARENTE NA CIDADE DE BOM JESUS – PI. (2015). Ensino, Saúde E Ambiente, 8(2). https://doi.org/10.22409/resa2015.v8i2.a21202