ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NAS DISCIPLINAS DE FÍSICO-QUÍMICA: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA FORMAÇÃO DOCENTE DE ESTUDANTES DE QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i2.a21263Resumo
Este estudo descreve a aplicação de metodologia experimental alternativa nas disciplinas de Físico-Química I e II do Curso de Química da Universidade Estadual do Piauí, em que os próprios estudantes tiveram que planejar, desenvolver, apresentar e explicar os experimentos na área de convivência da Universidade. O trabalho foi realizado com um total de 57 alunos, 27 da Físico-Química I e 30 da Físico-Química II, com metodologia de cunho qualitativo, na análise técnica de conteúdo por meio da técnica de entrevista. Os alunos foram divididos em seis grupos, tanto da Físico-Química I quanto da Físico-Química II. Os resultados indicaram que a metodologia experimental alternativa permitiu que os alunos tivessem uma melhor reflexão, visualização e correlacionassem melhor os conteúdos teóricos com eventos do cotidiano, proporcionando uma aprendizagem contextualizada e significativa. Além disso, permitiu o desenvolvimento de habilidades e competências inerentes e fundamentais à atividade docente.
.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.