ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NAS DISCIPLINAS DE FÍSICO-QUÍMICA: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA FORMAÇÃO DOCENTE DE ESTUDANTES DE QUÍMICA

Autores

  • Ronaldo Borges Universidade Federal do Piauí
  • Geraldo Luz Jr Universidade Estadual do Estado do Piauí-UESPI,

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i2.a21263

Resumo

Este estudo descreve a aplicação de metodologia experimental alternativa nas disciplinas de Físico-Química I e II do Curso de Química da Universidade Estadual do Piauí, em que os próprios estudantes tiveram que planejar, desenvolver, apresentar e explicar os experimentos na área de convivência da Universidade. O trabalho foi realizado com um total de 57 alunos, 27 da Físico-Química I e 30 da Físico-Química II, com metodologia de cunho qualitativo, na análise técnica de conteúdo por meio da técnica de entrevista. Os alunos foram divididos em seis grupos, tanto da Físico-Química I quanto da Físico-Química II. Os resultados indicaram que a metodologia experimental alternativa permitiu que os alunos tivessem uma melhor reflexão, visualização e correlacionassem melhor os conteúdos teóricos com eventos do cotidiano, proporcionando uma aprendizagem contextualizada e significativa. Além disso, permitiu o desenvolvimento de habilidades e competências inerentes e fundamentais à atividade docente.

.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Borges, Universidade Federal do Piauí

Universidade Federal do Piauí/ Centro de Ciências da Natureza /Programa de Pós-Graduação em Química, na área de concentração Físico Química e subárea Ensino de Química

Geraldo Luz Jr, Universidade Estadual do Estado do Piauí-UESPI,

Licenciado e mestre em Química pela UFPI e doutor pela UFRN. Atualmente é professor Adjunto IV da UESPI. Em nível de pós-graduação, atua junto aos PPGQ da UFPI e UESPI. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Catálise Heterogênea e Ensino de Química.

Downloads

Publicado

2017-09-03

Como Citar

Borges, R., & Luz Jr, G. (2017). ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NAS DISCIPLINAS DE FÍSICO-QUÍMICA: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA FORMAÇÃO DOCENTE DE ESTUDANTES DE QUÍMICA. Ensino, Saude E Ambiente, 10(2). https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i2.a21263

Edição

Seção

Artigos