COMO EDUCAR A IMAGINAÇÃO PARA COMPREENDER CIÊNCIAS? A PROPOSIÇÃO DO USO DE UM CONTO DE FICÇÃO CIENTÍFICA PARA OS ESTUDOS SOBRE CIÊNCIA E ARTE

Autores

  • Denise Figueira- Oliveira Figueira- Oliveira Instituto Federal do Rio de Janeiro/Campus Nilópolis
  • Giselle Rôças de Souza Fonseca Instituto Federal do Rio de Janeiro Docente permanente Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências – PROPEC – do IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i2.a21264

Resumo

Considerando a interdisciplinaridade ciência e arte como um movimento pedagógico para a divulgação científica, formação de professores e aprimoramento do ensino de ciências, o objetivo dessa investigação foi apresentar uma vivência desse movimento sob forma de oficinas, voltadas para o gênero ficção científica e observar sua aceitação em diferentes níveis do ensino. Participaram das oficinas alunos do ensino médio técnico em controle ambiental, da graduação, da especialização e do mestrado. Foram dinâmicas partilhadas nas oficinas, a comunicação oral, a socialização da palavra, a literatura e imagens temáticas. A metodologia, de abordagem qualitativa, foi inspirada na análise de conteúdo de obras de ficção científica de Piassi e Pietrocola. As oficinas funcionaram, como espaços de escuta sensível capaz de colher pensamentos imaginários dos alunos, quiçá concepções sobre outras formas de pensar a ciência ou constatar as diversas formas que ela está posta em nossa realidade social e como embasamento para o caminho metodológico a ser adotado por nós em trabalhos futuros.

 Palavras-Chave: Ciência e Arte, Divulgação Científica, Ensino de Ciências, Ficção Científica, Educar o Imaginário.

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Biografia do Autor

Denise Figueira- Oliveira Figueira- Oliveira, Instituto Federal do Rio de Janeiro/Campus Nilópolis

Atualmente desenvolve pesquisa de Pós- Doutorado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação de Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ-RJ. Possui Mestrado em Ciências (2006) pelo mesmo programa. Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro ((IFCS- UFRJ-1994). Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação Lato sensu em Ensino em Biociências e Saúde, como orientadora. Atuou como colaboradora da Pós-Graduação em Oncologia no Instituto Nacional do Câncer nos Projetos Extra-Muros. Tem experiência na área de Ensino em Biociências e saúde, com interesse nos seguintes temas: ciência e arte, divulgação científica, educação em ciências, transdisciplinaridade, gênero, iniciação científica, prática docente e cooperação internacional em saúde.

 

Giselle Rôças de Souza Fonseca, Instituto Federal do Rio de Janeiro Docente permanente Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências – PROPEC – do IFRJ

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Desenvolvo um trabalho junto aos professores da Educação Básica e Superior, com o intuito de promover uma maior articulação entre os saberes advindos da Biologia e das chamadas Ciências da Natureza com as práticas do Ensino das Ciências em espaços formais de ensino. Professora Associada I do ensino superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, com livros e artigos publicados, além de orientações de Iniciação Científica, Especialização e Mestrado. Atualmente participo de projetos de pesquisa com ênfase no Ensino de Ciências, com apoio da FAPERJ, CAPES, IFRJ e CNPq. Integro o corpo docente do curso de Controle Ambiental do Ensino Médio Técnico e do Bacharelado de Produção Cultural, ministrando a disciplina Ciências Ambientais I, Ciência e Arte e Gestão de projetos ambientais. No período de junho de 2013 a outubro de 2014 atuei como Coordenadora Adjunta dos Mestrados Profissionais na área 46 – CAPES. Sou docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências – PROPEC – do IFRJ. ORCID – 0000-0002-1669-7725 (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2017-09-04

Como Citar

Figueira- Oliveira, D. F.-. O., & de Souza Fonseca, G. R. (2017). COMO EDUCAR A IMAGINAÇÃO PARA COMPREENDER CIÊNCIAS? A PROPOSIÇÃO DO USO DE UM CONTO DE FICÇÃO CIENTÍFICA PARA OS ESTUDOS SOBRE CIÊNCIA E ARTE. Ensino, Saúde E Ambiente, 10(2). https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i2.a21264

Edição

Seção

Artigos